segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Lagarta um dia, pra sempre borboleta...



Olá gente linda do meu blog!
Quem me conhece sabe minha paixão por borboletas...Amo suas cores, seu voo, sua metamorfose e desde que passei a observar seu processo de transformação criando lagartas no meu "borboletário", tenho aprendido lições valiosas...não lições científicas, mas lições de vida que senti de compartilhar com vocês.
É tão interessante como nossa vida tem relação com a vida da borboleta. Acredito que todos nós passamos por transformações ao longo da nossa existência e isso é muito bom, temos a chance de melhorar a cada uma delas e nesse sentido aprendi com a metamorfose da borboleta:
* Muitas pessoas olham para a lagarta e só conseguem ver o presente, a imagem feia que ela representa. 
  Assim acontece quando olhamos para alguém e só conseguimos enxergar seu momento presente, suas falhas, a pessoa "negativa" que se apresenta a nós...E às vezes nós mesmos nos vemos assim, como se não fosse possível uma transformação, como se nossa condição fosse eternamente de "lagarta".
*A lagarta rasteja por um tempo e sua atitude nesse período vai fazer toda a diferença no futuro.
   Aprendi que enquanto a lagarta encontra-se nessa fase, ela precisa de muito alimento, e é só isso que ela faz mesmo...Observei que algumas lagartas do meu borboletário ficavam paradas e quase não comiam e aos poucos foram "murchando" até morrer enquanto outras passavam todo o tempo comendo as folhas de couve que eu colocava para elas. Se estivermos passando por uma "metamorfose", precisamos muito de alimento, o alimento espiritual, que transforma nosso interior, a Palavra de Deus.
*As lagartas que ficam "agarradas" ao alimento antigo, que já nem possui mais nutrientes, morrem.
  Outro fato interessante...algumas lagartas parecem que têm preguiça de se mover em direção às couves frescas que eu coloco pra elas e ficam ali agarradas naquelas velhas, murchas e morrem...Quando vivemos de alimento velho, deixamos de receber forças para viver o novo!
*O casulo é um tempo de quietude, ali que acontece a transformação.Há um tempo necessário para ficar nesse lugar, é preciso respeitar o tempo de cada uma.
  Um dia li uma reflexão sobre o homem que quis "ajudar" a lagarta a sair do casulo fazendo uma abertura no mesmo e a pobrezinha saiu com uma asa malformada e jamais conseguiu voar...eu vi isso na prática porque tentei fazer o mesmo com uma das minhas lagartas, achando que já tinha passado o tempo de sair e ela não estaria conseguindo...Cada um de nós precisa de um determinado tempo para viver a transformação e somente Deus é quem sabe o tempo certo...não adianta querer "apressar" as coisas. Em Eclesiastes 3:1 encontramos essa verdade: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu."
*Não adianta querer sair "voando" do casulo imediatamente pois as asas precisam ser "lubrificadas" para poder voar.
  Quando a lagarta se transforma em borboleta, é necessário um tempo pra que suas asas, então murchas, sejam lubrificadas e estejam prontas para o vôo. Assim Deus faz conosco...Somos transformados e aos poucos vamos sendo fortalecidos para alcançar vôos cada vez maiores!
*É preciso ter "consciência" de sua nova condição e deixar de rastejar.
  Algumas borboletas depois da transformação ficam paradinhas e parece que têm medo de sair do lugar. E quando se movem, dão passos curtos como se ainda fossem lagartas...Pena que elas não podem se olhar no espelho e ver quão grande transformação ocorreu.
  Finalizo essa reflexão com esse pensamento. Quando Deus nos transforma, precisamos deixar de "rastejar", deixar a condição em que vivíamos para trás e nos ver refletindo no espelho a nossa nova imagem, transformados, com asas prontas para os mais belos vôos!!!
  Vamos viver essa metamorfose que somente Deus opera em nossas vidas! Desfrutar do novo ser que ele  transforma para o louvor da Sua Glória!!!
  Grande abraço e fiquem na paz!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Pense no que você está pensando...

Olá meus queridos amigos!
Estou aproveitando esse feriadinho de carnaval para atualizar meu face, minha agenda e cheguei aqui no meu cantinho...
Quero compartilhar com vocês  um tema que refletimos no programa "Visita em seu lar" do meu amigo Pr.Marcio Pires, pela Rádio Vitória via http://www.redevitoriafm.net.br/ na última sexta -feira, dia 08. Fui convidada a participar desse programa e compartilhei com os ouvintes a respeito de "problemas" que envolvem nossa mente, nossos pensamentos, dentre os quais destacamos ANSIEDADE, STRESS e uma SÍNDROME chamada SPA ( Síndrome do Pensamento Acelerado)que está afligindo muita gente nesses últimos tempos em que vivemos a agitação do dia a dia e recebemos um turbilhão de informações via mídia, redes sociais e outras formas de tecnologia.
Talvez você seja uma dessas pessoas que passa conectado praticamente 24 horas na internet, via facebook, MSN, twitter entre outros e vai entender do que estou falando. Mas vou transmitir as palavras do Médico Augusto Cury, que aborda com grande conhecimento a respeito desse assunto:


O problema é que temos alterado os ritmos de construção do pensamento desenvolvendo essa nova síndrome nesta sociedade de consumo, chamada “Síndrome do pensamento acelerado”, que consiste num aumento da velocidade dos pensamentos que tem como efeito uma diminuição da capacidade de concentração e um aumento da ansiedade. Esta síndrome é gerada pela enorme quantidade de estímulos a que as crianças,jovens e adultos estão expostos produzidos pela mídia, pela tecnologia, pelo trânsito de informações e preocupações nas relações sociais (TV,internet)
 As pessoas que sofrem desse problema não conseguem manter uma qualidade de vida desejável, pois são inconstantes, insatisfeitas e emocionalmente instáveis.
Devido ao grande número de informações diárias, preocupações sociais e intensa atividade no trabalho, esses indivíduos tornam-se irritados, insatisfeitos com sua própria vida, têm dificuldades para se concentrarem, insônia, cansaço, fadiga e se sentem incapazes de sentir alegria na realização das atividades diárias.
Acontece que as pessoas pensam em cada vez mais coisas e pensam cada vez mais rapidamente, o que obriga a uma tensão psíquica intensa para que o cérebro possa responder ao que dele exigimos.
Gera uma ansiedade mental,ou seja,mesmo que a pessoa esteja só, em silêncio,ela está numa constante conversa mental repetitiva,numa verdadeira tagarelice mental. 
A característica básica dessa síndrome é que as pessoas não desligam suas mentes, não desaceleram seus pensamentos. O humor fica flutuante e irritadiço. Freqüentemente sofrem por antecipação. Costumo dizer que fazem o velório sem ter o morto. Os problemas não aconteceram, mas elas já estão angustiadas por eles. Freqüentemente se cobram excessivamente.
Para nos protegermos, devemos aprender a gerenciar a nossa vida, a estabelecer prioridades e a seguir uma agenda de atividades que nos permitam usufruir de alguma tranquilidade.Aliviar a ansiedade mental !!!

Depois de ler a esse respeito, desenvolvi uma reflexão dentro do que a Bíblia diz a respeito da ansiedade, e das preocupações que afligem a nossa mente no dia a dia.
Conforme Filipenses 4:6-8, lemos o seguinte:

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento,
guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor,
pensem nessas coisas".

Aqui nesta passagem bíblica encontramos uma orientação para não andarmos em ansiedade, para cuidarmos aquilo que estamos permitindo "entrar" em nossa mente, ou seja, naquilo que estamos pensando...
Nossa mente recebe informações a todo instante, recebe estímulos que permanecem em nossos pensamentos e invadem nosso coração, gerando diversos sentimentos muitas vezes negativos, de baixa estima, de desânimo, que nos colocam "pra baixo",depressivos, por isso precisamos discernir e saber escolher o que vamos deixar entrar em nossa mente, o que vai ocupar nosso pensamento evitando assim a ansiedade mental.
Conforme esses versos de Filipenses capítulo 4, o que precisamos para aliviar essa ansiedade mental ocasionada pelo excesso de informações que estamos recebendo é selecionar, filtrar o que vamos ler, ouvir, e acessar na internet, nas redes sociais...
VAMOS PENSAR NO QUE ESTAMOS PENSANDO!
Vamos seguir o que orienta o versículo 6, apresentando a Deus pela oração e súplica o que se passa conosco. Será que estamos nos "CONECTANDO" com Deus para falar dos nossos sentimentos? Ou colocamos tudo "pra fora" no face, ou compartilhamos apenas com os amigos pelo MSN, que nem sempre nos darão bons conselhos...
O resultado de falar com Deus e entregar TUDO a Ele, está no versículo 7: A PAZ de Deus GUARDARÁ nossos corações e mentes em Cristo Jesus.
E a última orientação está no versículo 8, apresentando parâmetros sobre o que deve ocupar nosso pensamento:
Tudo o que é:
Bom, o que merece elogios, o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.

Assim queridos, certamente teremos alívio na ansiedade mental, ficando livres dessa síndrome SPA e poderemos viver uma vida em paz, onde nosso coração e nossa mente serão guardados em Cristo Jesus.
Fica o alerta para todos nós...
Grande abraço a todos, fiquem na paz!!!