quarta-feira, 17 de abril de 2013

Carroça vazia e pessoas vazias...só fazem barulho...



Olá amigos do blog!
Hoje no meu programa de rádio, compartilhei uma reflexão sobre as pessoas vazias, vazias de mente, de alma...Usei um conto para ilustrar o tema, denominado: 

"A carroça vazia"
Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:
-Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi: – Estou ouvindo um barulho de carroça.
- Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia…
Perguntei ao meu pai: – Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
- Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho.Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.
Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo: Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz…

Assim como um carroça vazia só faz barulho, uma pessoa vazia também produz um barulho chamado "PERTURBAÇÃO". É um barulho que ocorre no interior da pessoa que sofre de uma insatisfação contínua, vive tensa, inquieta e isso é o que ocupa sua alma...

No Salmos 42 encontramos uma "conversa" do salmista consigo mesmo:
_Por que você está abatida, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.(versículos 5,6)

Por que nos abatemos, nos perturbamos? Porque a alma vazia encontra-se ocupada pelo barulho de si mesma, de suas inquietações, dúvidas, desesperanças...

Conclusão: A pessoa "vazia" encontra-se na verdade "cheia" de emoções e sentimentos negativos, de falta de esperança e abatimento...esse é o "barulho" que ela produz!

É preciso silenciar nossa alma, nosso eu, nos "esvaziando" de nós mesmos, de nossas inquietações, permitindo que o Espírito Santo ocupe nosso interior, produzindo em nossa vida o seu fruto conforme Gálatas 5:22: 
Amor, Alegria, Paz, Paciência, Bondade, Benignidade, Fé, Mansidão, Temperança.

Que sua vida seja "cheia" de Deus, do seu amor e do seu poder, e o "som" que você irá produzir será o doce fruto do seu Espírito Santo!!!

Grande abraço, fiquem na paz!