sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A dinâmica da chama

Olá amigos do blog!
Acho que vocês já sabem o quanto aprendo com a natureza e mais uma vez, pude tirar uma lição em meu momento com o fogão a lenha,rsrs.Explicando:
Dias atrás estive no sítio do meu pai, um lugar onde descanso, renovo minhas energias e também aproveito para curtir a natureza.
Meu pai sempre acende o fogão ao levantar e procura mantê-lo aceso ao longo da manhã para fazer o almoço, ter água quente pronta para o uso, etc. Ele fez o fogo e me disse pra ficar atenta, colocando mais lenha sempre que necessário pra não apagar.Estava um friozinho gostoso e eu me sentei ao lado do fogão pra ler um pouco, olhando de vez em quando para o fogo, acrescentando lenha quando necessário.  Estava eu ali atenta no princípio, mas a leitura foi ficando boa e eu fui me "desligando" do fogo, quando me dei conta, a chama estava se "apagando":

Restava uma chaminha bem fraca,com uns gravetos tímidos mantendo aquele fogo...
Levei um susto porque não havia percebido o fogo apagando e comecei a soprar, soprar e coloquei em prática minhas "aulas" para reascender a chama,rsrs...Acrescentei gravetos fininhos e outros galhos que pegam fogo com mais facilidade e soprei, soprei diversas vezes, quando de repente:


Foi como uma explosão...claro que não com a mesma intensidade de uma, mas houve aquele clarão e a chama "reascendeu"...Uff, que alívio!(ahh, essas fotos são reais pois tirei lá no dia,rsrs)
Então entendi a "dinâmica da chama",ou seja, para que ela não se apague é necessário manter uma dinâmica, estar em movimento, atividade...O fogo onde não se acrescenta lenha, apaga. Se não houver movimento, se não colocar lenha na fogueira, a chama vai se extinguindo...
Em todas as áreas da nossa vida é necessário movimento, é preciso manter a "dinâmica".
Em nossa vida profissional é necessário estar sempre aprendendo, adquirindo novos conhecimentos para não entrarmos em estagnação.
Em nossa vida sentimental nem se fala,rsrs...Se não houver movimento, trocas, atitudes que "alimentem" a chama, nossa relação vai se "apagando".Precisamos de contato diário, carinho, diálogo, atenção.
Em nossa vida espiritual também. Tudo começa numa chama que é acesa em nosso coração pelo Espírito de Deus. E essa chama vai sendo alimentada pela oração, leitura da Palavra, comunhão com os irmãos...É a lenha... 
Na hora pensei em nossa vida espiritual. Há uma dinâmica que precisa existir para que a chama se mantenha acesa.Às vezes a gente vê alguém que teve uma experiência com Deus, foi tocado pelo Espírito Santo, se acendeu aquela chama em seu coração, mas com o passar dos dias não acontece a dinâmica...não se coloca "lenha" e o fogo vai se apagando...
Nunca, em hipótese alguma podemos esquecer de colocar a lenha na relação com Deus, mas caso a contece de ficarmos "distraídos" com outras coisas e não "alimentarmos" o fogo, o Espírito de Deus pode soprar, soprar até que em nosso coração reascenda o fogo do seu amor.
Obrigada Espírito Santo por soprar em nossos corações e tirar as "cinzas" reascendendo tua chama!
Beijooos a todos!



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Paz Perfeita



Olá amigos do blog, passando pra compartilhar uma mensagem que eu amei!
Sempre bom refletir sobre a paz...

Havia um rei que ofereceu um grande prêmio ao artista que fosse capaz de captar numa pintura a paz perfeita. 

Foram muitos os artistas que tentaram. 

O rei observou e admirou todas as pinturas, mas houve apenas duas de que ele realmente gostou e teve de escolher entre ambas. 

A primeira era um lago muito tranqüilo. 

Este lago era um espelho perfeito onde se refletiam umas plácidas montanhas que o rodeavam. 

Sobre elas encontrava-se um céu muito azul com tênues nuvens brancas. 

Todos os que olharam para esta pintura pensaram que ela refletia a paz perfeita. 

A segunda pintura também tinha montanhas. 

Mas estas eram escabrosas e estavam despidas de vegetação. 

Sobre elas havia um céu tempestuoso do qual se precipitava um forte aguaceiro com faíscas e trovões. 

Montanha abaixo parecia retumbar uma espumosa torrente de água. 

Tudo isto se revelava nada pacífico. 

Mas, quando o rei observou mais atentamente, reparou que atrás da cascata havia um arbusto crescendo de uma fenda na rocha. 

Neste arbusto encontrava-se um ninho. 

Ali, no meio do ruído da violenta camada de água, estava um passarinho placidamente sentado no seu ninho... 

Paz perfeita! 

O rei escolheu a segunda e explicou: 

"Paz não significa estar num lugar sem ruídos, sem problemas, sem trabalho árduo ou sem dor." 

"Paz significa que, apesar de se estar no meio de tudo isso, permanecemos calmos no nosso coração." 

Este é o verdadeiro significado da paz. 

Beijos a todos e fiquem na PAZ!!!