segunda-feira, 6 de maio de 2013

Desatando os "nós" da vida




Olá queridos do blog!
Depois de alguns dias sem postagens, volto para compartilhar a reflexão do programa de rádio da última quarta-feira a respeito de como desatar os "nós" da vida...

Conta a lenda que numa província distante, o governador queria escolher o próximo dirigente daquele lugar e resolveu provar seus candidatos não por uso da força, mas pela sabedoria.Então apresentou uma corda com um nó muito resistente e propôs que aquele que o desfizesse ocuparia o seu lugar como governador. Após passarem por ali diversos homens valentes e em vão tentar desfazer o nó, um jovem corajoso desembainhou sua afiada espada e num instante o desfez.Os outros concorrentes anteriores protestaram com o governador quanto ao recurso da espada pelo jovem, enquanto todos haviam tentado com suas próprias mãos.O governador prontamente respondeu:_Eu propus um desafio de sabedoria.Todos tentaram com suas próprias mãos desfazer o nó enquanto o recurso mais adequado foi desprezado.Sábio foi o jovem que dispensou a força e usou o recurso eficaz: sua espada!

Assim como na lenda, quantas vezes tentamos desfazer os "nós" da vida usando a força humana, nossas próprias mãos e dispensamos o recurso mais eficaz... Quando falo sobre os nós, estou me referindo a problemas que surgem ao longo da nossa caminhada, como: lidar com um temperamento difícil (de alguém que nos relacionamos ou o nosso mesmo), problemas emocionais, vícios, dificuldade na execução de um projeto, dentre outros. Como desatá-los??? Muitas vezes pensamos, elaboramos estratégias, colocamos nossa "força" e nada! Não conseguimos desfazer esses "nós"...Acabamos cansados, frustrados, sem êxito.
A Bíblia também trata a esse respeito em Zacarias capítulo 4 onde Deus estava encorajando os judeus na reconstrução do templo na volta a Jerusalém, depois do exílio. Eles estavam com alguns problemas (alguns nós) e Deus lhes deixa claro que deveriam depender d’Ele e que não venceriam os obstáculos usando força humana, mas sim, a força espiritual. Significa abrir mão de recursos exteriores colocando toda a confiança no poder e direção do Espírito Santo, conforme Zacarias 4:6:

"Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos".

Hebreus 4:12, ensina que a Palavra de Deus é "uma espada mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração".
Aqui encontramos o PODER que há na Palavra de Deus - A Bíblia. Ela é uma poderosa "espada", a arma apropriada para usar em nossas batalhas e também para desfazer os nós da vida.
Ao deparar-se com os “NÓS” em sua caminhada não use a força nem o poder humano, use a ESPADA do Espírito – a palavra de Deus! Leia, declare-a, aproprie-se de suas promessas e ensinamentos e desfrute das conquistas!!!


2 comentários:

  1. Olá Gi
    Que bela reflexão, precisamos sempre da sabedoria de Deus para os problemas da vida. Bjs amiga.

    ResponderExcluir
  2. Olá Querida amiga,
    Qto tempo.
    Sabemos que a nossa sabedoria vem do Senhor.
    Gostei mto do texto.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir