sábado, 2 de março de 2013

Eclipse Existencial

Olá amigos do blog!
Quero compartilhar hoje sobre algo que acredito que muita gente já viveu ou até pode estar vivendo: um eclipse existencial.
Mas o que seria isso?você pode estar se perguntando...
Bem, começo por dizer que resolvi dar esse nome "Eclipse Existencial" a um momento que passamos na vida onde parece que uma escuridão toma conta, onde não conseguimos enxergar a luz em nosso caminho, como se tudo estivesse encoberto por densas nuvens escuras...É um tempo onde os problemas e dificuldades nos cercam de tal maneira que não sabemos o que fazer, em que direção seguir...Assim como acontece com o eclipse solar onde a lua se posiciona entre a Terra e o Sol, ocultando parcial ou totalmente a luz, trazendo escuridão.
Eu já compartilhei em outras postagens que passei por isso no ano de 2006, quando meu casamento atravessou uma crise profunda e quando percebi a situação já estava no ponto de separação....Diante disso, minha vida emocional e espiritual ficou abalada, senti uma escuridão tão grande que minha visão espiritual ofuscou-se e afastei-me do caminho da luz.
Sobre isso, vejo na palavra de Deus um momento de Eclipse Existencial na vida de Pedro, um discípulo ousado e confiante de Jesus.
Pedro era um pescador que seguia a Jesus havia três anos. Já havia passado por experiências com o mestre, onde andou sobre as águas (Mateus 14:29), revelou sua convicção de que sabia quem era Jesus, declarando ser Ele o Cristo, o filho do Deus vivo (Mateus 16:16), demonstrou fé nos ensinamentos de Jesus quando disse "tu tens as palavras de vida eterna" (João 6:68). Era um homem de fé, seguidor de Jesus e tinha propósitos para sua vida: Edificar a Igreja de Cristo, conforme Mateus 16:18: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela".
Tudo isso, Satanás sabia, e também tinha um propósito pra vida de Pedro: abalar sua fé e afastá-lo do propósito de Jesus e de preferência não deixar que se cumprisse...Lucas 22:31-34, relata quando Satanás prepara para Pedro um momento de Eclipse Existencial, onde planeja "esmagar" a fé de Pedro, fazendo com que negasse a Jesus, levando-o a uma escuridão com o objetivo de afastá-lo da visão espiritual que ele tinha anteriormente. Pedro foi avisado por Jesus sobre esse "plano" de Satanás, mas não acreditou que aconteceria com ele pois se achava "pronto" para enfrentar o que fosse por Jesus: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça...Ele porém, respondeu: Senhor,, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte." Vs. 31-33Uma arrogância espiritual...Presunção de quem desconhecia a fraqueza do ser humano, mas Jesus conhecia: "Afirmo-te, Pedro, que hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante." Vs.34.
Acho que todos conhecem o fim da história: Pedro realmente nega a Jesus, se lembra das palavras de advertência do seu mestre e arrepende-se amargamente do que fez. Mas depois de afastar-se dele por um tempo, Pedro tem uma nova chance de retomar a sua fé, quando se encontra com Jesus e este lhe pergunta:_Pedro tu me amas? E ao declarar ao mestre seu amor, Ele lhe reforça seu propósito:_Apascenta minhas ovelhas! E assim, Pedro "se converte" ou seja, retorna, volta novamente para Jesus, para o caminho, para cumprir seu propósito.
Assim como Pedro passou por um tempo de escuridão, ou como chamei, de um eclipse existencial ou podemos também chamar "Eclipse espiritual", assim também acontece conosco...Podemos ser pessoas de fé, que conhecem Jesus, andam com Ele e mesmo assim, podemos ser alvo dos propósitos do inimigo, o qual deseja nos fazer passar pela "ciranda" como o trigo, onde somos sacudidos de um lado para o outro, onde nossa fé é abalada, onde nos afastamos do caminho, erramos, negamos e trilhamos um tempo de escuridão, sem conseguir ver a luz sobre nossa situação...
O inimigo quer impedir que se cumpra na sua vida os propósitos de Deus, por isso tenta se colocar entre sua fé e Deus, trazendo escuridão nas áreas emocional, espiritual, existencial, para que você perca a visão da luz de Jesus sobre sua vida...
A boa notícia é que Jesus roga ao Pai por nós, como fez com Pedro...Mesmo passando pela ciranda do inimigo, podemos nos "converter" e retornar, voltar ao propósito de Deus para nossa vida e responder à pergunta de Jesus:_Tu me amas??? Sim Jesus, eu te amo, eu errei, falhei, mas te amo!!!Eu quero voltar ao início de tudo, à convicção que havia no meu coração. Quero me converter, retornar, e cumprir meu chamado, cumprir o seu propósito pra minha vida!!!
Foi assim comigo meus queridos amigos...No final de 2006 passei por esse eclipse quando meu casamento foi abalado, mas Deus com sua misericórdia e graça nos ajudou a voltar-se para Ele, restaurou nosso casamento e nos convertemos de volta aos seus caminhos, para cumprir o seu propósito em nossas vidas!
Converter-se, retornar, voltar novamente para a luz de Cristo...Esse é o caminho!!!
Um grande abraço,fiquem na paz!