sábado, 14 de maio de 2011

Decepção X Amor

Ultimamente tenho ouvido muito sobre isso.Decepção com amigos, amores,familiares...
Sei o quanto é ruim passar por uma decepção, como isso nos deixa tristes e pode causar um afastamento entre as pessoas...
Fiquei pensando nos porquês acontecem as decepções.E não tem idade pra se passar por isso.Não acontece somente na adolescência quando ainda somos imaturos e ingênuos...Não acontece somente quando se está apaixonado...Podemos nos decepcionar com um amigo em quem depositamos grande confiança, com um amor que consideramos que nunca iria nos magoar, com um familiar afinal há um laço forte neste caso...Mas nenhuma das situações imuniza a decepção.
Será que há uma maneira de nos "protegermos" contra a decepção??
Por que ela acontece??
Acredito que a decepção ocorre quando nossas expectativas em relação à outra pessoa são frustradas...
Quando esperamos que aquela pessoa com quem nos relacionamos tenha atitudes na relação que não são alcançadas...
Claro que é natural desejarmos atenção, lealdade, cumplicidade, carinho, fidelidade, pois dedicamos  isso ao outro.Porém, nem sempre o que "damos" para alguém, este alguém tem condições de nos dar...Quero dizer que quando somos pessoas atenciosas, é natural tratarmos com atenção.Quando somos pacientes, é normal agir com paciência.Quando somos carinhosos, atitudes de carinho estão presentes na relação.
Porém como alguém pode ser carinhoso com o outro se não possui este "atributo" em seu interior?Como podemos esperar que alguém seja paciente conosco se esse alguém está sempre irritado?
Aí podemos pensar_" então nem quero saber de pessoas assim, que fiquem longe de mim"...
Recentemente, minha filha se decepcionou com uma pessoa e me disse sua vontade de falar a tal pessoa "algumas verdades".Então lhe disse que essa era sua vontade, mas não a vontade de Deus.E conversamos sobre a decepção e o amor de Deus.
Mas será que também não decepcionamos os outros com atitudes de desatenção, impaciência, irritabilidade em determinadas situações?Ou somos sempre "perfeitos" em toda nossa maneira de agir?
Queremos receber atenção, mas nem sempre estamos dispostos a ouvir o que outros têm pra falar...
Queremos ser respeitados, mas nem sempre respeitamos a opinião ou atitudes dos outros...
Queremos receber carinho, mas muitas vezes somos "frios" com alguém e nem percebemos...
É que ninguém é perfeito...Jamais conseguiremos suprir as expectativas das pessoas com relação a nós, assim como ninguém consegue corresponder a tudo que esperamos dessa pessoa...
Então entra o AMOR, que é o vínculo da perfeição(Colossenses 3:14).
Só o AMOR perfeito de Deus pode unir  pessoas imperfeitas e encobrir suas falhas(I Pedro 4:7).
Só o AMOR nos capacita a perdoar quando as pessoas nos decepcionam, nos magoam...
O AMOR nos faz ver com os olhos misericordiosos de Jesus que mesmo sofrendo toda a decepção na cruz, sendo humilhado por um povo a quem deu tanto amor, curou, libertou e operou tantos milagres, mesmo assim declarou_"Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem".
Querido amigo, se teu coração estiver ressentido por alguém que te decepcionou, estiver magoado por expectativas que não foram correspondidas, peça a Deus que derrame em teu coração o AMOR dele, que não se ressente do mal, que não busca seus interesses(I Co 13:5)que suporta tudo com fé,esperança e jamais falha!É assim que Deus nos trata mesmo quando o decepcionamos, mesmo quando buscamos apenas nossos interesses, mesmo quando agimos mal.Ele nunca, jamais vai nos decepcionar!!!

23 comentários:

  1. Giii acredita que li esse post mais de uma vez agora? Eu realmente precisava ler essas palavras.
    Nossa! esse texto falou tanto ao meu coração nessa noite, que bom ter lido ele antes dormi, certamente dormirei melhor.
    A pouco estava conversando com uma amiga sobre isso e ela me disse coisas que você escreveu aqui, acredito que seja Deus usando a vida de vocês pra falar ao meu coração.
    Preciso aprender muito ainda sobre isso, mas estou me esforçando e procurando não mais esperar das pessoas, porque como você disse "ninguém é perfeito... Jamais conseguiremos suprir as expectativas das pessoas com relação a nós, assim como ninguém consegue corresponder a tudo que esperamos dessa pessoa".

    Beijão pra você!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi,recentemente eu postei sobre este assunto,DECEPÇÃO,acho que foi uma forma de desabafar pelo o que ue estava sentindo no momento.É muito triste nos decepcinar com pessoas que tanto amamos,doi muito!Mas ai retribuimos com um dos sentimenntos mais nobres que existe o AMOR,ele sim é capaz de superar qualquer sentimento ruim que exista,o Amor vem de Deus,amor puro,fiel,digno e verdadeiro.E é isso que tenho feito,e tenho orado a Deus,para que no meu coração entre so amor,para que eu retribua a quem vier me decepcionar,magoar,ferir,MUITO AMOR!!!
    Gi,tenha um bom Domingo,beijos...

    ResponderExcluir
  3. Ahhh! Posso publicar esse post no atitude cristã?

    ResponderExcluir
  4. Olá Gi,

    A decepção é algo que doí no coração, pois as vezes projetamos e esperamos tantas coisas das pessoas, mas o retorno não chega e nos abatemos. Mas entedemos que o amor de Deus e o perdão é a chave p/ todo relacionamento.

    Muito bom texto, amei.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  5. O amor nos capacita a amar como eLe amou. Um bjim no coracao amiga e Deus te abencoe muitoooo...

    Pra. Thaís Itaborahy

    ResponderExcluir
  6. Passei para deixar um beijinho
    e desejar um otimo Domingo!!

    Bjs mil!!!

    ResponderExcluir
  7. oi gi muito bom este texto, um grande abraço amiga

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Gisele,eu a Rita e você estamos nos mesmo espírito postamos sobre esse mesmo assunto esses dias. Como você mesmo vi postei dentro desse assunto e você disse que ja estava trabalhando dentro dessa postagem quando fez a visita ao meu blog, amigas só temos que louvara a DEus por seu trabalho em nos ensinar a sermos maduras nessa caminha.Vou colocar dois pontos da minha postagem pois cabe bem dentro do seu artigo: para entendermos as pessoas e as suas atitudes é Preciso sairmos da superfície e nos aprofundar na maturidade que Deus tem para cada um de nós, somente Deus é capaz de nos capacitar a conviver com as deficiências das pessoas. E deixo para refletir:
    prendi uma coisa com o Senhor Jesus a NUNCA esperar NADA de quem NUNCA passou o que eu estou PASSANDO, isso é libertador, pois quantas cobranças são feitas a quem nunca passou o que estamos passando? Pense nisso e viva a vida plena que DEus já nos deu em Cristo.Irismar Santos


    Amiga te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  10. Olá queridas!
    Obrigada por acrescentarem a este post.
    Pois é Iris, às vezes creio que Deus nos dá uma direção sobre determinado tema e precisamos postar pois alguém pode estar precisando ser edificado com isso.Tuas palavras sobre a maturidade pra entendermos as pessoas,e a reflexão final, contribuiram muito amiga!
    Tarci pode postar no atitude cristã sim minha linda.
    Beijoos a todas e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Creio eu amiga que nos decepcionamos com os outro porque queremos que o outro seja como nós, ou seja, sempre que entro em uma relação de amizade, costumo colocar meu coração nas mãos dos outro, me dou muito, confio demais,pensando que ninguém nunca me magoaria pois assim penso em nunca magoar ninguém, mas esquecemos que somos falhos e o outro também. Mas o melhor é quando reconhecemos isso, já há uma maturidade nos relacionamentos. Bjs minha linda.

    ResponderExcluir
  12. Oi querida Gi!
    Uma abençoada semana pra você e pros teus.

    Que belo texto, que reflexão maravilhosa.

    Beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
  13. A paz de Cristo amada! Li o texto e comecei a refletir, a pensar em muitas coisas, ao longo da minha vida já passei por muitas decepçoes, e talvez tenha decepcionado alguém também, pois somos seres humanos pecadores... Mas a ultima decepção que passei foi com uma pessoa que tentei ajudar e ela levou pro outro lado, e me julgou, me machucou muito, pensa o tanto que chorei... Mas orei muito pedindo a Deus para purificar o coração. Sou cristã, como falarei do amor de Cristo com magoa no coração? Perdoei esta pessoa, e hoje graças a Deus fui e estou sendo honrada por Deus! Pois é ele quem nos honra! Deus te abençoe! Bjo

    ResponderExcluir
  14. Oi Gi

    E verdade nao e facil lidar com as decpeçoes.

    Recentemente uma pessoa muito proxima me dcpcionou profundamente ,eu fiquei com muita raiva ,mas durante o culto o pastor falou que se tivesse alguem magoado com muito resentimento era pra jogar isso fora ,e assim o fiz orei e pedi que joguei fora tudo que nao prestava e sai de la bem melhor.

    Hoje nao tenho nenhum ressentimento ,so tenho que usar a sabedoria para nao cometer os mesmos erros.
    Super beijo

    ResponderExcluir
  15. Como é ruim se decepcionar, e eu concordo com o que você disse: "Acredito que a decepção ocorre quando nossas expectativas em relação à outra pessoa são frustradas", me lembrei daquele texto que eu falei sobre aparências lembra? Que possamos ter o amor de Deus, pois somente este nos faz ter boas reações e atitudes diante das decepções.

    Gostei demais desse texto!
    Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  16. Oi Gi.... to aqui de novo!!!

    O que eu penso sobre isso é que decepções geralmente pegam de jeito quem quer mais do que tem pra dar.
    Quando decidimos amar, fazemos uma escolha. E essa escolha inclui se doar em favor do outro... seja em qualquer tipo de relacionamento: amizades, amores, profissional, e até espiritual... antes de querer, precisamos fazer.
    Quando estamos em Deus podemos descansar e confiar que tudo que acontece conosco é permissão dEle. O nosso coração pode descansar porque Ele cuida de nós e Tb de nossos sentimentos. As vezes Deus permite certas coisas que aparentemente para nós pode parecer algo negativo, mas por trás dos bastidores Deus já está preparando algo bem melhor, bem maior... então aqui fica a minha mensagem:

    Não importa o quanto vc tem chorado, o quanto tem se frustrado com pessoas... Deus te vê e te ama. Escolha servir a Ele, escolha abrir mão dos prazeres do mundo... e no momento certo Ele vai te trazer bênçãos que te trarão paz e segurança.
    Entrega o teu caminho somente ao Senhor, e Ele não hesitará em trilhar a estrada da vida ao seu lado, longe de todas as frustrações... mas ao lado dele.


    Linda mensagem!!!! =)

    ResponderExcluir
  17. Amiga que postagem bonita,eu particularmente ja me magoei com muitas pessoas e ja magoei também varias,mas creio que quando se tem um sentimento puro e humilde podemos chegar e pedir perdão,e também perdoar.O ser humano é falho sim,não é fácil cumprir o mandamento que Deus nos deixou de perdoar,mas quando praticamos isso o coração se enche de paz e o Espírito Santo começa a agir em nosso interior,transformando todo ressentimento em aprendizado e conseqüentemente nos tornando mais sábios.Este texto falou muito ao meu coração amiga,obrigado por se permitir ser vaso nas mãos de Deus!Fique com deus e tenha um lindo dia!
    Ah eu te indiquei para responder a um Meme Literário ao qual meu blog foi indicado,caso vc aceite participar da uma passadinha la no meu blog copie as perguntas e responda com suas palavras ok.Bjim

    ResponderExcluir
  18. Oi Gisele querida,boa noite!saudades amiga.
    olha hoje vim te fazer um convite!hi,hi,hi tb te indiquei para o Meme Literario como nossa amada Daiane,se aceitar passa lá ok.Beijos
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  19. Pior que uma decepção só duas decepções!
    Eu acrescentaria mais uma palavra ao seu título. Decepção X Amor X Perdão. Fechou!
    Tenho aprendido muito com estes três temas! Abraço querida! Boa postagem!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Gi. Achei ótima a reflexão sobre decepção, pois muitos de nós passamos por situações que nos fazem ficar decepcionados com alguém ou com alguma coisa... Parabéns! Ótimo post. Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oi queridos!
    Obrigado pela presença carinhosa de vocês.
    Magdinha, seja bem vinda amiga!
    Clécia querida amei este título, fechou mesmo:DecepçãoxAmorxPerdão
    Rita amada, também estou com saudades,mas não estou conseguindo tempo pra postar e visitar meus amigos :(
    Daiane minha linda, vou responder ao meme sim,só preciso de um tempinho...
    Saminha, obrigada pelas palavras que acrescentaram ao post minha amada.
    Lipe teu texto das aparências tem muito haver mesmo...
    Rosangela, seja bem vinda ao blog,volte sempre tá...
    Gigi, que lindo teu tstemunho de perdão amiga!
    Cida,obrigada pelo carinho de sempre querida
    Rô, tens razão amiga, nada melhor que a maturidade para trzer equilíbrio as relações.
    BEijoos pra todos meus amados!!!

    ResponderExcluir
  22. Olá Gisele

    Linda reflexão, realmente precisamos ter o coração de Jesus, pois o AMOR nos faz ver com os olhos misericordiosos Dele. Um ótimo dia para você.

    ResponderExcluir
  23. Oi Luci,
    o Amor é tudo, pois sua fonte vem do Pai!
    beijoss,tenha um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir