terça-feira, 31 de maio de 2011

Mente e Coração

        








Qual a diferença entre mente e coração?
Hoje fiquei meditando sobre isso, após ler aquele versículo de Hebreus 8:10 - “Porque está é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”
Gosto muito deste versículo pois é uma promessa pra minha vida e pra todos os que crêem no Senhor.Ele firmou uma aliança conosco através de Jesus e nada pode anular esta palavra.
Nesta palavra podemos entender a diferença entre mente e coração.Realmente existe esta diferença e fiquei pensando como poderia descrever.Então lembrei do povo de Israel ANTES dessa Aliança.
Deus separou aquele povo para ser seu, para andar em seus caminhos, obedecê-lo em todas as suas leis e princípios.Eles tinham as leis de Deus em sua mente, pois nela meditavam dia e noite, os pais ensinavam constantemente aos filhos"tu as inculcarás aos teus filhos e delas falarás  assentado em tua casa e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te" (Deuteronômio 6:7). 
E por que mesmo assim eles não conseguiam viver em obediência à Deus?Toda hora cometiam um deslize...
Porque a Palavra estava somente em sua mente.As leis eram gravadas em tábuas de pedra, ficavam apenas no nível superficial da mente.
A mente é o lugar onde procedem nossos pensamentos, ideias, raciocínio...
Não podemos conhecer a Deus apenas com nossa mente.A razão não traz experiência com Deus.Ele precisa entrar no mais profundo do ser: o coração.
coração é o centro de nossas emoções, desejos e sentimentos. É o âmago da nossa alma.
Creio que por isso Deus resolveu escrever sua lei não apenas em nossa mente mas também em nosso coração.A "lei" aqui representa a vontade de Deus, seus princípios pra nossa vida.Mas não adianta sua vontade estar apenas escrita na Bíblia, deve estar gravada também em nosso coração:
 Não com tinta e papel, mas com o Espírito do Deus vivo: "Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração" II Coríntios 3.3
O Espírito Santo é quem escreve em nossa mente e coração as leis de Deus.Quando ele está em nossos pensamentos, ideias e raciocínio(mente) podemos conhecê-lo de uma forma, mas quando ele também está presente em nossas emoções, desejos e sentimentos(coração), então podemos conhecê-lo e andar nos seus caminhos.
Beijoos a todos, fiquem na paz!

17 comentários:

  1. Oi Gisele esse texto é uma dos que mais aprecio pois fala de algo muito forte na vida do cristão é termos a lei do senhor escrita e imprimida em nós e uma dos recurso para DEus escrever e imprimir e através da leitura e estudo sua palavra!!

    Amiga te desejo uma bela noite!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Giseli

    Lindo post e muito verdadeiro ,tenho aprendido muito com voce ,as vezes fico lendo a Biblia (antigo testamento e nao entendo o porque de tanos deslizes agora com o seu texto estou entendendo .



    Olha amada, gostaria de lhe fazer uma pergunta, me responda com toda sinceridade vc acredita que Deus pode falar com a gente atraves de sonho ?

    Outro dia, quando cheguei da igreja estva eu no computador ouvindo uns louvores e ate postei aquele: vim para adorar-te em japones, de tanto que me tocou, senti de compartilhar e foi uma bençao !!
    quando eu fui dormir fiquei lendo a Biblia na parte do exodo ,e quando foi de madrugada tive um sonho :
    Sonhei que eu estava em uma casa com minha mae e minha filha e dentro da casa havia muitas goteiras e no momento eu estava preocupada em proteger a minha filha das goteiras e ficava correndo com ela de um lado para o outro e de repente Deu um relampago um trovao bem forte e da sacada do meu apartamento dava pra ver o ceu e de la saiam muitos cavalos brancos milhares deles ate que eles se disperssaram e começaram a vir carneiros todos brancos tambem ,ai Deus falava la do ceu ,mas eu nao conssigo lembrar o que ele falou so lembro que foi coisa boa ,positiva pois eu comecei a exaltar e glorificar eu gritava :Santo Santo e o teu nome Glorias a ti E ACORDEI ASSIM GLORIFICANDO achei que nao era um simples sonho e fui falar com um dos pastores la da igreja ,mas ele jogou um balde de agua fria disse que isso naoe possivel que so antigamente Deus falava atraves de sonho e que hoje ele so fala atraves da palavra .

    Pode ser ne ,pode ter sido apenas mais um sonho como os que eu sempre tenho ,mas que foi uma experiencia tremenda, ha isso foi!!!!

    Bja amada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é o mesmo, Ele usa meios que nos conhecemos, nos sonhos e visões cabe a nós pedir discernimento.

      Excluir
    2. CERTAMENTE, ESSE PASTOR NÃO É PENTECOSTAL. AS ESCRITURAS AFIRMAM QUE NOS NOSSOS DIAS ATUAIS, ACONTECERIA A PROFECIA DE JOEL 2: "Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
      E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
      E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
      E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.
      O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;
      E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos 2:16-21.
      Com isto, o Senhor nos ensina que devemos ser como os nossos irmãos bereianos, e confirmar na Palavra de Deus, aquilo que nos falam. Para nossa meditação, eu deixo: Mateus 22:29 - Então Jesus lhes esclareceu: “Vós estais equivocados por não conhecerdes as Escrituras nem o poder de Deus!

      Excluir
  3. Oh! Gi, nem minha tia (Lucinalva), nem a Cida estavão conseguindo comentar no meu blog também, não sei o que aconteceu... Mas eu mexi lá e espero que tenha resolvido o problema.

    Gostei de sua postagem!

    AH! Também és especial pra mim...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Olá Gi,
    Paz amada!!!

    Ah! Gosto muito da música do grupo Vencedores por Cristo (Mente e Coração) que fala sobre o assunto q vc compartilhou:

    MENTE E CORAÇÃO

    ""Ah Como é bom poder
    Aos pés da cruz Depositar
    Este meu fardo
    Pesado e árduo
    De carregar

    E não ter que andar
    Ansioso de nada senão
    A Deus tudo levar
    Grata e súplice oração
    E a paz de Deus então
    Mente e coração guardará
    Em Cristo Jesus ""

    Gostei do texto e da maneira que vc colocou o assunto, ficou muito bom.

    Ah! Cheguei em Porto Alegre na terça feira (trabalho) e estou indo embora amanhã cedo.

    Vc Mora em Porto Alegre?

    Agora que vi seu blog e lembrei de te contar isso.

    Era isso....

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  5. Amiga, tem um selo de indicação pra vc em meu blog.Deus abençoe sua vida sempre mais!!!!
    saudades de vc!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gisele, 1º me perdoa o sumiço, mas, hoje tirei pra atualizar todas as visitas... Obrigada por sempre marcar presença no meu espaço... Então... Sobre o seu post, eu gostei, mas, só quero frisar uma coisinha, precisamos sempre estar na "presença" de Deus pra que Suas promessas se cumpram em nossas vidas! E não pude deixar de ler o comentário da "Gigi" e tbm vou opinar nem sei se posso... mas, serei educada, rss... Eu creio sim que Deus ainda nos fala por intermédio de sonhos, sem dúvida, ao ler o sonho dela me arrepiava, parece um "despertamento" é algo bom... Abraço pra todas!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi queridas, amo cada uma que marca presença aqui e hoje vou responder a cada recadinho...
    CLÉCIA querida, eu também ando com pouco tempo, mas sempre procuro dar uma passadinha no teu blog porque gosto muito de ti minha amiga!E compreendo bem quando os amigos estão correndo,sem tempo,pois isso acontece comigo também.Ahh, sinta-se à vontade pra compartilhar sobre os comentários, este em especial, acrescenta muito à nossa amiga Gigi.Beijão!
    SUSY minha flor, vou passar e pegar meu selinho, brigadão querida.Beijinhos
    SUU, que linda canção...sabe que eu não conhecia?!Puxa amiga, eu moro do ladinho de Porto Alegre, minha cidade é Cachoeirinha, há 15 minutinhos apenas...Quando voltares aqui, não podemos perder a oportunidade de tomar um cafezinho!!!Beijoos
    TARCI florzinha, que bom que tá resolvido o probleminha nos comentários, não posso deixar de estar lá no teu blog.rsrs-Beijoss
    GIGI,quero te dizer com toda convicção que Deus fala sim através de sonhos.Uma vez meu marido caiu um tombo horrível, mas só quebrou o braço.Uma noite antes eu havia sonhado com este tombo, porém ele batia a cabeça e morria.Então ao acordar eu não disse nada a ele, apenas clamei que o Senhor o livrasse daquele mal, e creio que Deus me ouviu e deu livramento, mesmo tendo quebrado o braço.Também já tive outros sonhos reveladores sobre algo que Deus queria me alertar.E tenho uma parceira de oração que Deus já lhe revelou coisas incríveis sobre meu CD, que estão se cumprindo.Então querida, creio que este teu sonho veio de Deus e é um sonho de "despertamento", algo bom como a Clécia falou.Coloca em oração que o Senhor vai te revelar os propósitos.Beijos amiga!
    IRIS, esta palavra sempre falou muito comigo também.Eu estava ansiosa por postá-la.Beijoos
    BEL, apareça sempre.Me alegro com tua visita!Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Ola primeira vez que venho aqui .. vi seu libk no blog da Susy Hart e resolvi entrar,gostei muito do blog ..estou seguindo depois se puder de uma olhadinha no meu e se gostar e quiser seguir fico agradecida, não ganhamos nada com isso mas a motivação e o carinho de levar a palavra de Deus à todos é tudo. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  9. Deus prometeu através do profeta Jeremias que ele faria uma nova aliança com a casa de Israel (Jeremias 31:31-34). A aliança realmente se estenderia além das fronteiras de Israel. Seria um tipo de aliança diferente da primeira. Precisaria ser diferente porque Israel não permaneceu na aliança que tinha sido estabelecida no Monte Sinai. Uma vez que a Lei de Moisés provia justificação somente para aqueles que guardavam perfeitamente a lei ("Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; cumprindo-os, o homem viverá por eles. Eu sou o Senhor" - Levítico 18:5), a nova aliança teria que ter provisões para justificar os homens pecadores.

    O autor de Hebreus citou Jeremias, notando que Jesus é o mediador desta superior aliança. "Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei" (Hebreus 8:10-12).

    Deus pretendia que as leis da primeira aliança fossem escritas nos corações dos israelitas (veja Deuteronômio 11:18). A nova aliança seria diferente; aquilo que tinha sido pretendido na primeira aliança seria verdadeiramente cumprido nesta nova aliança. Bom demais Gi. Paz.

    ResponderExcluir
  10. Rô querida, muito bom teu acréscimo a este post!
    "Ponha pois estas minhas palavras no seu coração e na sua alma".Este vers.de Deut fez um ótimo fechamento...
    Beijos amada,fica na paz!

    ResponderExcluir
  11. Thuany, seja bem vinda aqui no blog!
    Estarei retribuindo tua visita sim.
    Abraços, fica na paz!

    ResponderExcluir
  12. boa explicação irmã estou fazendo um estudo sobre mente e essa explicação abriu o leque paz um abraço

    ResponderExcluir
  13. Fica difícil acreditar que um músculo bombeador de sangue guarda alguma coisa

    ResponderExcluir
  14. Na verdade essa bíblia q nois tem está tão adulterada pelo vaticano que muitas pessoas ainda não percebeu, e muitos não querem enxergar

    ResponderExcluir