domingo, 29 de maio de 2011

Paternidade x relação com o Pai Celeste


Olá amigos, estou de volta...Com uma enorme saudade e muitas coisas pra compartilhar!Estou colocando minhas "visitas" em dia e aos poucos passo pra tomar um cafezinho com cada um (como o último post,lembram...)
Meu marido e eu começamos um curso chamado "Pais pra toda vida", que trata sobre princípios bíblicos aplicáveis no relacionamento entre pais e filhos.É destinado a pais com filhos de qualquer idade, desde os bebês até os filhos maiores.Posso dizer que já me "apaixonei" pelo curso.Desde a primeira aula fomos muito edificados e abriu-se nosso entendimento pra várias questões.
Um dos pontos interessantes que vimos no curso, quero compartilhar com vocês.Trata da importância da paternidade exercida por nosso pai "terreno" e o quanto ela influencia na nossa maneira de "ver" Deus.Não que a relação com nossas mães não seja importante nessa questão,mas na verdade, o papel do pai é muito significativo na compreensão que teremos da relação com nosso Pai celestial.
Quando a relação entre o pai e o filho(a) é positiva, ele desenvolve sua autoridade da maneira correta, está presente na vida do filho, é mais fácil para este filho se aproximar de Deus e enxergá-lo como um pai de amor, de misericórdia e desenvolver um bom relacionamento com Ele.
Quando porém, a relação entre pai e filho(a) é turbulenta, quando a autoridade e disciplina são exercidos de maneira negativa, isso vai afastar esse filho de Deus e da relação com Ele.
Achei isso muito interessante e lembrei da minha  relação com meu pai.Quando pequena, lembro do meu pai como um homem muito rude, que brigava muito com minha mãe e conosco e exercia sua autoridade de maneira muito radical, sem conversas, mas diretamente na "surra".(não sei se é uma expressão aqui do Sul, mas "surra" significa "baixar o sarrrafo, bater com palmadas,vara ou qualquer coisa que estiver ao alcance).Nessa época, meu pai não conhecia Jesus e quando eu tinha aproximadamente 6 anos meus pais se converteram.Foi um tempo muito bom, quando meu pai começou a ser tocado por Deus e sua maneira de agir, deu uma melhorada...Meu pai estava vivendo o primeiro amor com Deus.Aos 10, 11 anos entreguei minha vida a Jesus e comecei a buscá-lo de todo o coração e estava me aproximando de um bom relacionamento com Ele.Algum tempo depois, meu pai começou a viver uma religiosidade apenas e aquele homem que estava se deixando transformar por Deus voltou a agir guiado por sua natureza humana, o homem interior deu lugar a sua carne, e suas atitudes voltaram a ser aquelas antigas.Hoje entendo o quanto isso foi prejudicial pra mim e meus irmãos.Quando estávamos começando a conhecer a Deus e nos aproximar dele, veio juntamente com a fase da adolescência um afastamento de nosso pai "terreno" e também do nosso Pai celeste.Meus pais acabaram se separando.Desviaram-se dos caminhos do Senhor e nós, os filhos, também...
Após alguns anos meu pai voltou a buscar o Senhor, passou por um processo de cura interior e foi transformado em suas atitudes.Aquele pai rude, insensível e nada amoroso, deu lugar a um pai sensível aos filhos, sedento por Deus e com atitudes transformadas.Eu e meus irmãos fomos aos poucos nos reaproximando de Deus.Lembro da insistência do meu pai em me convidar para acompanhá-lo a igreja(na época eu já estava casada).
Hoje vejo a diferença de nossa relação com ele.Eu passei por um processo de cura daquelas feridas do passado, e Deus restaurou minha relação com meu pai.E ontem mesmo, quando eu tomava chimarrão com o Senhor(é que gosto de fazer um chimarrão, sentar na minha cadeira de praia e passar um tempo lendo a Palavra e falando com Deus.Se tiver um solzinho pra aquecer os dias frios agora  no inverno então...)bem, enquanto eu fazia isso, me lembrei dos momentos que tenho agora no presente com meu pai.Ele atualmente mora num sítio, num lugar lindo com a presença exuberante da natureza.E temos momentos muito bons sentados tomando chimarrão e conversando sobre as coisas de Deus.Assim como minha relação com meu pai é de amor e amizade, vejo isso também na minha relação com Deus.Ele é o meu paizinho querido, porém sinto sua presença sem enxergá-lo com meus olhos naturais.Esta relação é incomparável!
Agora compreendo melhor essa questão da paternidade  com o relacionamento que desenvolvemos com Deus.E acredito mesmo que a qualidade dessa relação com nosso pai terreno vai influenciar nosso entendimento e relacionamento com o Pai Celeste.Mas também sei que qualquer relação, por mais negativa que tenha sido com nosso pai, pode ser curada e não vai ser impedimento de conhecermos o amor tão grande de Deus por nós!
Um grande abraço e um ótimo domingo a todos!!!

14 comentários:

  1. Gi, que saudaaaaaaaades de passar por aqui. Meus dias estão bem apertadinhos agora...mas sempre que posso estou por aqui. Essa sua meditação foi linda, pq sempre pensei desta forma, a nossa relação com nosso pai terenos infuencia e muito coma relação do nosso Pai do céu. Como isso é até engraçado né...até a forma que nossos pais nos corrigiam, o medo quando erravamos..achamos que Deus vai agir igualmente. Pensamos que nunca agradaremos a Deus...mais essa sua palavra mostra que precisamos ser curados a cada dia de nossas lembranças e nunca é tarde pra recomeçar um novo relacionamento com nossos "pais"

    amo vc
    beijos

    ResponderExcluir
  2. olá gi,muito maravilhosa reflexão, pois gosto muito do meu pai,o nosso Deus é maravilhoso.bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi!
    É assim mesmo que funciona, nosso relacionamento com o nosso pai terreno influencia mesmo a forma que olhamos pra Deus.
    Concordo plenamente com isso. E você mesma viu como isso interferiu na tua vida e dos teus irmãos.

    Eu tive um pai maravilhoso, não era convertido, mas era MARAVILHOSO e quando nós nos convertemos ele nunca foi contra, sempre nos levava e buscava da igreja. Recebia os irmãos e pastores em casa, sempre cordia e muito amigo.
    Ele não chegou a se batizar e nem frequentar a uma igreja assiduamente, mas antes dele falecer (foi de acidente) eu ainda tinha orado muito por ele, eu estava sentindo que algo aconteceria.
    Pedi muito pro Senhor dar mais uma chance pra ele de salvação, pois graças a esse Pai terreno que eu tive, que foi mais fácil o Senhor tocar no meu coração. Meu pai foi uma peça fundamental na minha vida, pois ele me perdoava quando eu errava. Corrigia com amor e eu via sempre Deus assim...um pai ama, que corrigi sim, mas com amor.

    Adoreiiii a tua postagem.
    Parabéns por se deixar usar, para que o Senhor fale aos nossos corações e traga as nossas mentes tantas coisas importantes.

    Precisamos fazer o mesmo pela nossa filha aqui em casa, para que o relacionamento dela com Deus seja intenso.

    Beijos carinhosos e uma abençoada semana!

    ResponderExcluir
  4. OI Gisele esse relacionamento com o nosso pai terreno como determina o nosso relacionamento com DEus, pois temos a tendência de fazer comparação mesmo que seja inconsciente. Que possamos aprender cada dia a conhecer o grande amor de DEus por pois a bíblia que o Verdadeiro amor lança gora todo medo.

    Amiga te desejo uma bela semana

    ResponderExcluir
  5. Oi Gisele,que saudades!
    Que mensagem maravilhosa,Eu tenho uma grande admiração e respeito por meu pai,e o amo muito.Muito sabio,sempre nos corrigiu nos erros,repreendeu quando preciso e nos ensinou a perdoar.E assim Deus faz com seus filhos,Nos corrigi,reprende e perdoa com todo seu amor.
    Te desejo uma semana abençoada,Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa Gi, que verdade e que profunda essa postagem. Falou muito ao meu coração.

    Saudadeees, beijos!

    Tenha uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  7. Amém, sempre tive isso como uma verdade. É fácil compreender algumas coisas de Deus observando nosso pai terreno. Já fiz isso algumas vezes rs

    Aqui no nordeste também usamos o termo " surra ", kkkkkkk Ainda bem que não precisei levar muitas surras, modestia parte. KKKKKK

    Que Deus te abençõe Gisele, excelente texto!

    ResponderExcluir
  8. Tarci minha flor ainda não consigo postar no teu blog...não abre a janela dos comentários!

    ResponderExcluir
  9. Ahh Lipe ,então conheces bem o termo "surra" kkkk
    Deus te abençoe, fica na paz!

    ResponderExcluir
  10. Que bom voltar a interagir com você meninas:
    Rita, Iris, Cida, Lucia e Mel!
    Que bênção ter tido um pai como o teu Cida, mesmo sem agir debaixo dos princípios bíblicos teve muita sabedoria e amor para ensiná-la.
    Beijoos minha amadas!

    ResponderExcluir
  11. Passando para conhecer; gostei muito de seu texto é um relato real de uma experiência um aprendizado; é um texto sofrido mas cheio de vida e como a graça de Deus a Vitória prevalece.

    Que DEUS continue a te abençoar tenha uma feliz noite.

    Bella Dourado.

    www.missionariariabelladourado.blogspot

    ResponderExcluir
  12. Olá Bella!
    Seja bem vinda ao meu cantinho e fique à vontade por aqui!
    Beijinhos,uma boa noite!

    ResponderExcluir
  13. QUANDO ERA PEQUENA TINHA LA MEUS 7,8 ANOS DE IDADE SOFRI MUITO EM RELAÇÃO A MEU PAI,NÃO POR AGRESSAÕ FISICA MAS COM BEBIDA.ELE BEBIA MUITO,E VIVIA ESTRAGANDO NOSSAS FESTINHAS EM FAMILIA Q FAZIAMOS TODOS OS SÁBADOS,COISA SIMPLES SABE COM MINHA IRMÃ MINHA MÃE MINHA AVO E ELE,APESAR DE SIMPLES ERA IMPORTANTE PRA MIM.MAS ME DOIA MUITO VER ELE BEBADO E AINDA BRIGANDO COM MINHA MÃE,ELA NÃO PERMITIA QUE ELA FOSSE A IGREJA,E QUANDO ESTAVA EM CASA BRIGAVA COM TODO MUNDO,MAS AOS POUCOS FOMOS CRESCENDO E APRENDEMOS A BUSCAR PELA SALVAÇÃO DELE NA IGREJA,E DA LA PRA CÁ TUDO ANDA DIFERENTE,ELE PAROU DE BEBER E HOJE É UM PAI SUPER CARINHOSO E MUITAS VEZES ATE PEGAJOSO RSRSRS.NÃO SE CONVERTEU AINDA MAS CREIO QUE O QUE DEUS COMEÇOU NA VIDA DELE AINDA NÃO TERMINOU E TENHO FE Q IREI VE-LO SERVINDO AO PAI CELESTIAL.COM TUDO ISSO QUE ACONTECEU EU PUDER VIVER ESPERIANCIAS LINDAS COM DEUS E HOJE ENTENDO O CARINHO QUE ELE TEM POR MIM E MINHA FAMILIA,SE ESTAMOS TENDO UM BOM RELACIONAMENTO COM NOSSO PAI TERRENO ISSO NOS IMPULSIONA A VIVER UMA HISTORIA DE AMOR COM O PAI CELESTIAL E ISSO É FATO COMPROVADO!
    aMIGA SAUDADES DE VC QUERIDA,MAS AGORA VOLTEI PRA FICAR SRSRSRR.FIQUE COM DEUS E TENHA UM OTIMO DIA!

    ResponderExcluir
  14. Daiane minha florzinha,que lindo teu testemunho!
    Também creio que Deus começou boa obra na vida do teu pai e é fiel pra completá-la.Continua firme em tua fé!
    Senti muita saudade de ti minha querida!!!
    Beijoos,fica na paz!

    ResponderExcluir