segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Palavras temperadas...

Sabe aquela pessoa que fala tudo o que vem à mente, tudo o que pensa sobre os outros e acha que é direito seu de se expressar?Nãaao, essa não sou eu...mas confesso que tinha dias que eu até pensava em agir assim também, ficava pensando_ por que as pessoas falam isso tudo, escuto e não tenho o direito de dizer o que penso também?!
Quem disse que  não tenho esse direito?Na verdade não é uma questão de DIREITO e sim de ESCOLHA.
Acredito que posso escolher como quero viver meus dias, se em paz ou em turbulência no convívio com as pessoas que me cercam.Acredito nisso como um princípio para a boa convivência.Por isso, escolhi não ser assim.Não que muitas vezes não tenha vontade de falar o que penso, mas me controlo, ou melhor, sou controlada por uma força maior que eu...Vou até compartilhar uma situação:
Ontem por exemplo, eu estava naqueles dias, de TPM sabe...mas sempre penso que TPM não é uma justificativa pra eu agir descontroladamente e dizer_desculpe, tô de TPM! Mas, continuando...eu e o maridão resolvemos dividir a cozinha.Normalmente no domingo, é ele quem cozinha e apenas auxilio, mas hoje dividimos o cardápio e temos nossas diferenças na maneira de preparar os pratos...Ele foi fazer uma salada de cebola e colocou água quente pra "curtir", eu já coloco água fria...deixa sempre o fogo alto, eu tô sempre abaixando com medo de queimar...detesta pimentão, eu amoo...faz a maior bagunça, eu já vou limpando e guardando tudo...bem, imaginem a vontade que me deu de falar pra ele fazer as coisas como eu faço, porque (na minha opinião) é o melhor jeito, mas isso é minha opinião e se eu quisesse impôr esse jeito, ou ficar "corrigindo" sua maneira de fazer as coisas, iríamos entrar em conflito e nosso almoço já teria um sabor amargo,rsrs
Bem, acredito que no dia a dia as coisas deveriam ser assim...não precisamos falar tudo o que pensamos, ou corrigir as pessoas para que façam as coisas segundo nossa opinião.Pior que tem muita gente que faz isso...Quantas vezes presenciei conflitos no meu trabalho porque colegas resolveram falar o que pensavam, entrando em conflito uma com a outra simplesmente porque queriam que prevalecesse sua opinião, ou porque se acharam no direito de dizer o que pensavam sobre certo assunto,sem se preocupar se iria magoar alguém, se realmente era preciso falar...
Voltando ao início do post, acredito que todos temos direito de falar o que pensamos, mas devemos ter discernimento sobre o que falar e escolher a hora, e as palavras a usar para não entrar em conflitos e criar um clima de tensão.Melhor que dizer o que se pensa é viver em paz com todos, num clima de amizade, escolhendo bem as palavras, pois a bíblia ensina:

" O homem alegra-se em dar uma resposta adequada; e a palavra dita a seu tempo quão boa é"(Provérbios 15:23)

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.(Colossenses 4:6)

E quando eu disse que sou controlada por um força maior que eu, explico:
Há anos atrás eu falava impulsivamente e muitas vezes na hora errada, até que li o livro "A mulher controlada pelo Espírito" e foi uma revolução na minha vida.Entreguei o controle dessa área pro Espírito Santo e ele é a 
força maior que me controla, ajudando-me a dar resposta adequada, com uma palavra temperada com sal...


Uma semana abençoada a todos!beijos no coração!

21 comentários:

  1. Muito legal Gisele!
    Eu sei muito bem como é ouvir e engolir alguns 'sapos', viu?

    Nossa vontade vem à tona, nossas veias pulsam sem parar... rsrsrsrsrs. São coisas de quem possui carne e osso, ou seja, todos nós, homens e mulheres comuns.

    Mas os que são guiados pelo Espírito precisam temperar (essa é a palavra certa) as atitudes visando adequar as palavras certas, e às vezes, a decisão mais acertada é mesmo calar-se para deixar que o Espírito fale alto!

    Excelente post,
    desculpe o simiço...
    é a correria da vida (rsrsrs)

    Paz!

    ResponderExcluir
  2. "As palavras bondosas são como o mel: doce para a alma e saúde para o corpo". Provérbios 16: 24.

    Minha querida amiga Gisele,gostei muito deste post. Que a nossa boca possa ser "um manancial de vida" (Prov. 10: 11), para todos aqueles que convivem conosco ou para aqueles que apenas cruzarem o nosso caminho!Beijos em seu coração,tenha uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  3. nesse dias eu li aquela passagem que fala.

    Tiago 1

    19 Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar.

    muito linda sua postagem, jesus te abençoe cada dia mais e mais.

    ResponderExcluir
  4. AMei essa mensagem!!!
    Querida seu blog está de parabéns,já estou seguindo.

    Ficarei honrada se vc me fizer uma visita:josyc.blogspot.com

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. olá Gi, linda reflexão, um dia maravilhoso bjs amiga.

    ResponderExcluir
  6. Querida como tenho sofrido com uma pessoa q não mede as palavras para me dizer,mas Deus tem me dado paciencia, e tenho aguentado...é muito bom quando medimos o q falamos né,vemos o quao agradavel é nossa compania,nossa presença...bjos no coração.

    ResponderExcluir
  7. Quantas vezes precisamos contar até 10 né, mas o Pai nos deixa ótimas lições. Um texto muito abençoado.
    Beijinhos
    http://naosecompara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Gi,
    Boa noite amiga,

    O versículo abaixo é bem proprício para seu artigo. Acho que já até citaram.

    "Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva". Tiago 1:19


    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  9. OI amiga como é precioso quando o cristão prender essa verdade, pois com as nossas palavras podemos matar ou dar vida e por varias vezes na Bíblia somos aconselhados a vigiar as palavras.

    Te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  10. Devemos passar nossâs palavras pelas três peneiras:
    A primeira peneira é a VERDADE

    segunda peneira: a BONDADE

    terceira peneira: a NECESSIDADE

    Seu blog está de parabéns.

    prcleilsonbarros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Gi
    Tem uma frase que diz: "se você não tem algo de bom para dizer a alguém, não diga nada." Realmente precisamos pensar antes de falar, porque palavras amargas magoam muito. Saudades de você amiga!!! Bjs linda reflexão.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Nunca fui de falar muito, mas mesmo me vejo na necessidade de me policiar para não liberar uma palavra sem tempero kkkk . Até mesmo porque não podemos voltar atrás, nossas palavras são sementes, e a colheita é obrigatória.

    Que Deus nos ajude e nos fortaleça.
    Excelente feriado Gi!

    ResponderExcluir
  14. A PAZ SENHOR GISELE! TUDO BEM? AMADA ALGUNS ANOS ATRÁS EU ERA UM POUCO PARECIDA COM ESSE TEXTO, COMIGO ERA "PÁ PÁ" MISERICÓRDIA, SE ME FALASSE ALGO QUE EU NÃO GOSTAVA A RESPOSTA JÁ ESTAVA NA PONTA DA LÍNGUA. QUANDO ACEITEI JESUS, CONVERSEI COM O MEU PASTOR, DISSE A ELE QUE ESTAVA ORANDO PARA QUE DEUS ME AJUDASSE A MUDAR ESSE MEU JEITO, PQ PESSOAS ASSIM NINGUÉM GOSTA, E AS VEZES SOFREMOS MUITO...
    AÍ ELE ME DISSE: NÃO É ASSIM, VC ESTÁ ORANDO ERRADO, QUE EU TINHA QUE PEDIR PARA ELE ME MOLDAR...
    E GRAÇAS A DEUS ELE TEM FEITO! UM DIA UMA PESSOA ME FALOU UMAS COISAS DESAGRADÁVEIS E EU CONVERSEI NUMA BOA, AI UMA UMA AMIGA ME DISSE: É REALMENTE VC ESTÁ MUDADA, PQ SE FOSSE EM OUTROS TEMPOS... ISSO ME DEIXOU FELIZ, PQ DEUS ESTA FAZENDO NA MINHA VIDA.
    BJO MINHA LINDA
    AH, ME DESCULPE PELO TEXTO KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  15. Olá queridos,
    obrigada por cada comentário, versículo e situação compartilhada que acrescentou muito a este post.
    Desejo a todos um ótimo feriado!bjoos

    ResponderExcluir
  16. Isso é a mais pura verdade,as vezes vem um desjo enorme de falar,mas devemos sempre pedir mansidão a Deus e direção para não colocarmos a nossa vontade à tona!
    Que Deus abençoe!
    Beijinhos!

    www.ojardimdorei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Giii, que benção esse post!
    Depois irei procurar esse livro aqui pra ler.

    Hoje quando estava na praia com minha família, conversamos sobre esse assunto e logo a Nalva falou "a postagem no blog da Gi é sobre isso", então eu vim aqui correndo conferir e ser edificada.

    Confesso que algumas vezes preciso me policiar para não falar o que vem a mente.

    Amo tu visse?
    Xero!

    ResponderExcluir
  18. Verdade mana, já ouvi piadinhas de alguns que respirei duas vezes fundo pra não sai do espírito e ir pra carne rsss, é difícil sim, mas se pensarmos primeiro antes de falar é bem melhor. Bjss!

    ResponderExcluir
  19. Quando eu era mais jovem, ainda expressava livremente a minha opinião, até porque havia sido ensinada a ser assim. Depois de muitos atropelos e desentendimentos, "escolhi", como você colocou, não falar o que penso na maioria das situações, até porque elas não mudarão com a minha opinião. Só falo quando me pedem e, ainda assim, meço as palavras para não gerar conflitos.
    Excelente texto, compartilhei no twitter.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  20. Maria, Tarci, Rô e Adri,
    obrigada pelos recadinhos!
    Valeu Adri por compartilhar no twitter...
    Beijoos queridas!

    ResponderExcluir
  21. Ola Gi

    Nossa que texto lindo !!

    Olha eu preciso vigiar pois tenho problema de lingua solta quando percebo ja foi tenho meditado muito sobre esse assunto o poder da lingua ,realmente uma palavra maldita na hora errada pode pr tudo a perder ,preciso aprender a me controlar.Prabens pelo texto !Suepr beijo e tenha uma semana abençoada.

    ResponderExcluir