sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A dinâmica da chama

Olá amigos do blog!
Acho que vocês já sabem o quanto aprendo com a natureza e mais uma vez, pude tirar uma lição em meu momento com o fogão a lenha,rsrs.Explicando:
Dias atrás estive no sítio do meu pai, um lugar onde descanso, renovo minhas energias e também aproveito para curtir a natureza.
Meu pai sempre acende o fogão ao levantar e procura mantê-lo aceso ao longo da manhã para fazer o almoço, ter água quente pronta para o uso, etc. Ele fez o fogo e me disse pra ficar atenta, colocando mais lenha sempre que necessário pra não apagar.Estava um friozinho gostoso e eu me sentei ao lado do fogão pra ler um pouco, olhando de vez em quando para o fogo, acrescentando lenha quando necessário.  Estava eu ali atenta no princípio, mas a leitura foi ficando boa e eu fui me "desligando" do fogo, quando me dei conta, a chama estava se "apagando":

Restava uma chaminha bem fraca,com uns gravetos tímidos mantendo aquele fogo...
Levei um susto porque não havia percebido o fogo apagando e comecei a soprar, soprar e coloquei em prática minhas "aulas" para reascender a chama,rsrs...Acrescentei gravetos fininhos e outros galhos que pegam fogo com mais facilidade e soprei, soprei diversas vezes, quando de repente:


Foi como uma explosão...claro que não com a mesma intensidade de uma, mas houve aquele clarão e a chama "reascendeu"...Uff, que alívio!(ahh, essas fotos são reais pois tirei lá no dia,rsrs)
Então entendi a "dinâmica da chama",ou seja, para que ela não se apague é necessário manter uma dinâmica, estar em movimento, atividade...O fogo onde não se acrescenta lenha, apaga. Se não houver movimento, se não colocar lenha na fogueira, a chama vai se extinguindo...
Em todas as áreas da nossa vida é necessário movimento, é preciso manter a "dinâmica".
Em nossa vida profissional é necessário estar sempre aprendendo, adquirindo novos conhecimentos para não entrarmos em estagnação.
Em nossa vida sentimental nem se fala,rsrs...Se não houver movimento, trocas, atitudes que "alimentem" a chama, nossa relação vai se "apagando".Precisamos de contato diário, carinho, diálogo, atenção.
Em nossa vida espiritual também. Tudo começa numa chama que é acesa em nosso coração pelo Espírito de Deus. E essa chama vai sendo alimentada pela oração, leitura da Palavra, comunhão com os irmãos...É a lenha... 
Na hora pensei em nossa vida espiritual. Há uma dinâmica que precisa existir para que a chama se mantenha acesa.Às vezes a gente vê alguém que teve uma experiência com Deus, foi tocado pelo Espírito Santo, se acendeu aquela chama em seu coração, mas com o passar dos dias não acontece a dinâmica...não se coloca "lenha" e o fogo vai se apagando...
Nunca, em hipótese alguma podemos esquecer de colocar a lenha na relação com Deus, mas caso a contece de ficarmos "distraídos" com outras coisas e não "alimentarmos" o fogo, o Espírito de Deus pode soprar, soprar até que em nosso coração reascenda o fogo do seu amor.
Obrigada Espírito Santo por soprar em nossos corações e tirar as "cinzas" reascendendo tua chama!
Beijooos a todos!



14 comentários:

  1. oi Gi
    bela lição, devemos manter a chama acesa em nossos corações. bjs linda

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gisele.
    Que lindo esse artigo! E as ilustrações também são maravilhosas. Vamos manter viva a chama em nossa vida espiritual e nos demais aspectos de nossa vida.
    Tenha um ótimo fim de semana.
    Celina

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi,que saudades amiga,voltar aqui e me deparar com tào bela mensagem,obrigada por compartilhar conosco.Vamos sim,manter nossa chama acesa espiritualmente,e em nosso coração.Amém!para que tudo va bem em nossa vida.beijos e tenha um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi
    Que linda mensagem amiga, amei. Gostei muito da frase: Em todas as áreas da nossa vida é necessário movimento, é preciso manter a "dinâmica". Que o Senhor continue te usando. Saudades também. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oláa!
    Obrigada pela doce visita viu?!
    Gostei muito de ver vc lá!
    E volte sempre que desejar!
    Um beijo no seu coração também.
    E que O Senhor Jesus possa ser cada vez mais glorificado através de sua vida!

    ResponderExcluir
  6. Que lindas palavras, uma lição e tanto. E podemos aprender com tudo né, basta prestarmos mais atenção nas coisas simples.
    Beijinhos!! Fique com Deus!! E tenha uma ótima semana
    http://loselles.blogspot.com/
    http://naosecompara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Linda e profunda mensagem Gisele.
    Realmente se não estivermos atentos a chama se apaga, isto em todas as áreas da vida, como você mesmo disse.
    Deus continue te abençoando!
    Pr. Edilson

    ResponderExcluir
  8. Que o senhor mantenha acesa a chama do Espírito Santo em nós, para que fiquemos estagnados. Bjs Gi!

    ResponderExcluir
  9. Querida que lindo, adorei o texto e fiquei imaginando vc em ação, rs,rs.

    Mas continuamos vigilantes em oração que a chama do Senhor permanecerá em nós. bjs

    ResponderExcluir
  10. Que aprendizado! Continuemos atentos e vigilantes para a chama do Senhor nunca apague!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Que dinâmica Gisa... gostei muito desse post... Experiência impar que você compartilhou com a gente, Deus te abençoe e que possamos manter esta dinâmica ativada em nossas vidas! Abração!

    ResponderExcluir
  12. OI Gisele sem lenha o fogo se apaga e para manter é preciso uma Ação de por a lenha . Que o Senhor nos capacite a sempre perceber ter ma disposição de sempre esta nessa dinâmica de nao deixar o fogo apagar.

    Amiga te desejo um bom FDS

    ResponderExcluir
  13. Olá minha amiga,

    Gostei mto da postagem! Gosto de ler experiências pessoais, pois através delas sempre tiramos algo de valor.

    Tenha uma semana mto abençoada,

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  14. Bom dia amigos!
    como é bom postar algo e depois ser mais edificada com os comentários de vocês...
    Obrigada,bjoos a todos!!!

    ResponderExcluir