"E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." 2 Coríntios 3:18
Olá queridos amigos do blog!
Vou fazer a mesma pergunta que fiz nessa manhã no programa de rádio:
_Você já se olhou no espelho hoje?
Perguntinha meio esquisita né...Mas ela nos leva a uma reflexão sobre a imagem que estamos enxergando ao nos contemplarmos no espelho e o versículo de 2 Coríntios 3:18 nos conduz a uma reflexão maravilhosa sobre isso.
Pense um pouquinho sobre a diferença entre contemplar e olhar de relance:
Olhar de relance é aquele "olhar rapidamente, passar os olhos"...
Contemplar significa olhar atentamente, fixar o olhar...
Há uma grande diferença...E a forma como nos olhamos no espelho nos revela nossa imagem superficialmente ou detalhadamente.
Espiritualmente falando, podemos ver que a forma como "olhamos" para Deus também difere no resultado da imagem que enxergamos e refletimos.
O versículo acima nos mostra que com o rosto "desvendado" ou descoberto (o que seria nossos olhos espirituais abertos) podemos contemplar a glória do Senhor, a sua presença. E quanto mais o contemplamos, mais olhamos atentamente, fixando nosso olhar Nele, somos transformados de glória em glória ou seja, progressivamente, a cada dia...E o agente dessa transformação é o Espírito Santo. Através Dele somos transformados e Ele produz em nós a sua própria imagem, ou seja, sua essência, que são os frutos do Espírito.
Pense um pouquinho na imagem "interior" que muitas vezes você enxerga ao se contemplar no espelho do seu "EU"...Se olharmos para nosso "EU", nossa natureza humana que ainda não foi transformada, vamos ver uma imagem nada agradável. Podemos enxergar:
*ódio *tristeza *ansiedade *impaciência *maldade *infidelidade *irritação *descontrole
Tudo isso está registrado como "obras da carne" em Gálatas 5:20, talvez não com essas palavras...
Essa pode ser a imagem que nosso "espelho interior" nos revela...
Mas quando passamos a contemplar, passar tempo e fixar nosso olhar na glória de Deus, somos transformados moral, espiritual e interiormente. Então o Espírito Santo nos transforma na sua própria imagem e produz em nós seu próprio fruto, descrito em Gálatas 5:22:
*Ao invés do ódio, o AMOR
*da tristeza, a ALEGRIA
*da ansiedade, a PAZ
*da impaciência, a PACIÊNCIA
*da maldade, a BONDADE
*da infidelidade, a FIDELIDADE
*da irritação, a MANSIDÃO
*do descontrole, o DOMÍNIO PRÓPRIO
Cada momento diante do Senhor em oração, leitura da sua palavra, adoração, nos remete à sua glória e produz em nosso interior transformação.
Não se conforme em olhar "de relance" a glória de Deus. Contemple, fixe seu olhar atentamente na sua glória e deixe o seu Espírito lhe transformar progressivamente, de glória em glória, na sua própria imagem. E assim você refletirá sua luz para abençoar a todos que o cercam.
Grande abraço, fiquem na paz!!!
Olá Gi
ResponderExcluirQue linda postagem, amei. O essencial é ter um olhar fixo em Deus. Um forte abraço amiga.
Realmente Nalva, sempre fixo em Deus...
ExcluirGrande beijoo minha amiga!
"Ele produz em nós... a sua própria imagem"
ResponderExcluirLindo demais!
Vamos REFLETIR, CRISTO.
BEIJOS...FICA COM DEUS.
Clélia querida, que nosso reflexo seja Ele!!!
Excluirbjoos no coração!