terça-feira, 8 de março de 2011

Mulher sábia ou tola???

                          
           "A mulher sábia edifica sua casa, mas a tola com as próprias mãos a derruba"(Prov.14:1)

Olá pessoal,hoje é o Dia Internacional da Mulher! Parabéns pra nós mulheres!!!
Estive viajando nos dias de feriado e cheguei hoje.Ainda não tive tempo de ler as postagens dos meus amigos,mas sei que há várias sobre esta data.Acho importante pensarmos sobre nosso papel na sociedade, no trabalho, em todas as áreas nas quais conquistamos espaço, mas acho fundamental refletirmos sobre nosso papel no lar.Sei que muitas mulheres não gostam deste papel "do lar"...Mas não quero abordar as funções da mulher como dona de casa, apesar de considerar esta parte super importante (eu particulamente sinto não poder exercer com mais dedicação este papel devido ao meu trabalho fora de casa).O que desejo compartilhar mesmo é sobre o papel da mulher na edificação de uma casa.É que não me conformo em observar lares sendo desfeitos dia a dia, relações familiares sendo destruídas por atitudes tão tolas que nós mulheres, cometemos e nem percebemos...Trabalho na área educacional e convivo com muitas famílias e com o reflexo da desestrutura dentro da escola.Vejo as palavras de Jesus se cumprindo nestes últimos tempos: "e por se multiplicar a maldade, o amor  de muitos  esfriará"(Mateus 24:12)
Não quero me deter no "esfriamento" do amor, porque Jesus nos deixou advertências com o objetivo de  ficarmos atentos aos tempos em que vivemos, mas também nos anunciou boas novas e palavras de esperança.E se prestarmos atenção, ele disse que o amor esfriará de muitos, mas não de todos.Não vamos permitir que o amor se esfrie em nós, porque Deus derrama seu amor em nossos corações através do Espírito Santo!O que quero salientar hoje, é a palavra de Provérbios 14:1: "A mulher sábia edifica sua casa, mas a tola com as próprias mãos a derruba".
Conhecemos tão bem este versículo que às vezes não meditamos na sua essência.A edificação, o fundamento de um lar está nas mãos da mulher...Nós mulheres fomos criadas por Deus com uma capacidade de influência fortíssima sobre o homem,sobre os filhos, mas nem sempre sabemos usá-la, ou pior, às vezes usamos de forma negativa...
A mulher sábia, é aquela que tem entendimento, sensatez, e isso vem de Deus, da sua direção.Em Provérbios 3:5, há uma exortação da Sabedoria "não se baseie no seu próprio entendimento", ou seja, não possuimos o entendimento necessário pra edificar um lar, isto nos é capacitado por Deus!Às vezes, elaboramos estratégias para resolver problemas, pra lidar com dificuldades nas relações sem buscar uma orientação em Deus, e tudo piora...Achamos que somos auto suficientes, que somos sábias, "espertas" e ninguém nos "passa a perna"...Porém estamos sendo tolas, e com nossas próprias mãos "derrubamos" a construção de nosso lar, nossas relações...
Como nos enganamos com nossa arrogância...Com nossas palavras duras, que ainda por cima justificamos(_Só estou falando umas verdades!Eu sou assim e não gosto disso e nem daquilo.Sou radical e não penso mesmo antes de falar,mexeu comigo vai ouvir...  )Com nosso desdém com o outro(_Quero ver se ele não aprende agora!)Como nossa maniazinha de vingança(_Isso não vai ficar assim,ele vai ter o troco!)Estou colocando situações bem reais, que já vivenciei e muitas mulheres a minha volta também, inclusive mulheres cristãs, consideradas sábias...Com as mãos(ou as ações) podemos construir ou destruir relacionamentos!
Às vezes, é tão difícil nos rendermos à orientação de Deus pra nossa vida...Achamos mais fácil nos apoiar em conselhos de amigas, horóscopo, numerologia, dicas de revistas femininas,sei lá...Pior que eu já fiz isso na minha cegueira espiritual, mas meu paizinho querido me trouxe à sensatez!
Mulher sábia se humilha diante de Deus pois Ele a exalta.Reconhece sua ignorância e Ele a cobre de sabedoria para lidar com casa,marido,filhos,trabalho e tudo mais.Ela não destrói seu lar com suas ações, mas o fundamenta guiada pela direção de Deus e colhe os seus frutos.
Neste Dia da mulher onde muito se exalta as conquistas femininas( e também me alegro com isso )paremos pra refletir nas conquistas em nosso lar, em como estamos desenvolvendo este papel de tamanha importância que Deus nos atribuiu.Nenhuma conquista pode ser maior do que uma casa bem edificada,onde reina o amor e a paz.E isso nós mulheres conquistamos com a sabedoria!!!
"Mas se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará, porque é generoso e dá com bondade a todos."(Tiago 1:5)
Beijooos!

12 comentários:

  1. Que bela reflexão, Gisele! Eu mesma já procurei orientação em outras fontes como livros e revistas especializadas sem procurar em Deus. Agradeço pelo alerta!
    Que Deus lhe abençõe hoje e sempre!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  2. Gi, demaaaaaais seu post! como Deus é fiéeel, foi uma linda meditação logo pela manhã. Fiz uma oração ao Senhor hoje, e alguns trechos (senão todos rsrs) foram bem diretos comigo....como precisamos mudar né...mas Ele não desiste do barro até ver o vaso terminado!!

    amo vc
    Mel

    ResponderExcluir
  3. A mulher tem um papel tão grande no seu lar, na familia e na sociedade, pois foi Deus que lhe fez assim, tem um pensamento que diz: São necessários muitos homens para levantar um acampamento, mas apenas uma mulher para fundar um lar. Dr. W.W. Ayer. Sei que muitas mulheres vivem momentos muitos difíceis dentro do seu lar e no casamento, mas aquela que temem ao Senhor buscará orientação dele para prosseguir avente.

    Amiga obrigada por partilhar esses texto.
    Te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  4. Querida Gisele,eu não poderia deixar de vir aqui para deixar meu gesto de carinho pra vc.
    Filha,amiga,esposa,mãe,uma mulher linda!!!
    Deus te abençoe minha amada,vc merece tudo e muito mais.Feliz dia Internacional da mulher.
    Beijos em seu coração...

    ResponderExcluir
  5. Giii, que linda reflexão!!
    Cheguei hoje do retiro e logo entrei aqui pra me atualizar rsrs...
    Tu és uma mulher sábia!!
    Parabéns pelo nosso dia hehehe...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Mana, feliz dia da mulher viu?? que Deus continue fazendo de ti uma Mulher Sábia e canal de bençãoS para nós. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Amiga querida!
    Bela e edificante palavra. Eu até comentei ontem em um blog que esse verso: "A mulher sábia edifica sua casa, mas a tola a derruba com as próprias mãos." de Provérbios estão entre os meus preferidos, pelo fato de me fazer sempre pensar a respeito. Tenho buscado em Deus sabedoria para estar edificando sempre o meu lar.

    Um beijo Gi e fica na paz!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo nosso dia!
    Agora ser sábia... acredito que adquirimos isso com o tempo... eu tenho tentado, rss.... vivo recomeçando e recomeçando... sÓ Deus na causa, rs.... Abração pra vc!

    ResponderExcluir
  9. Oi querida! Como foi seu feriadão? Deu pra descansar bastante né... passei por aki para agradecer pela presença no meu blog.. esteja a vontade para voltar sempre que quiser!!! Ah.... feliz dia da mulher atrasado! Que nosso Senhor Jesus possa continuar derramando as mais ricas bênçãos sobre sua vida!
    Tenha um restinho de semana abençoado!

    Bjim :)

    ResponderExcluir
  10. Obrigada amiga, linda meditação..Que o nosso Deus possa realmente nos da essa sabedoria e nos ajudar a edificaros um lndo lar para a nossa familia, cheia de presenca do Senhor.

    Bjim e fica com Jesus...

    Love you.

    Pra Thaís

    ResponderExcluir
  11. Beijoos a todas,queridas!
    Que o Senhor nos dê toda a sabedoria para edificar nosso lares!

    ResponderExcluir
  12. Deus abênçoe sua vida, que Ele continu te usando para transformar vidas e ganhar almas para Jesus!

    ResponderExcluir