domingo, 28 de agosto de 2011

Livre arbítrio, vontade humana, renúncia



Lembro que desde criança sempre amei ler...Li muito livros, histórias infantis, contos, romances, e por aí afora.Lembro também que muitas vezes eu "entrava" tanto na história que me colocava no lugar do personagem e "criava" outro final pra ele...Eu achava que ele deveria agir diferente, seguir outro caminho e ficava pensando como seria se eu interferisse no curso daquela situação...Claro que eu ali, era mera leitora e não autora ou uma personagem daquela história.
Nós não somos como os personagens de um romance...A cada dia estamos construindo nossa história, e em cada situação vivida um novo capítulo...
Não creio na predestinação mas creio que ao nos criar Deus traçou planos pra nossa vida, como um grande autor ele sonhou uma história pra cada um de nós.A diferença entre o personagem do romance e eu e você está no curso dessa história, pois o personagem segue exatamente o "script", aquilo que foi escrito para ele e nós, temos o livre arbítrio que nos permite a cada capítulo decidir o que fazer...Aí que está o X da questão...Esse tal de livre arbítrio é o que muitas vezes atrapalha nossa vida.Vou explicar melhor:
Penso que o poder de escolha (livre arbítrio) nasce com cada um de nós e podemos definir como vontade humana.Por essa vontade, decidimos como andar, onde ir, o que fazer, que caminhos escolher ao longo da vida.Mas também entendo que no momento que conhecemos a Jesus, e entregamos nossa vida a Ele, entregamos nossos planos, sonhos e desejos, e passamos a fazer a sua vontade e não mais a nossa.Talvez aqui  se encontre a maior dificuldade. Entregar tudo isso a Deus, (na minha visão), significa abrir mão do meu livre arbítrio...Creio que se entregamos todo nosso ser a Deus, entregamos também esse "poder de escolha" pois passamos a viver a vontade de Deus em nós."Vivo não mais eu mas Cristo vive em mim"Gálatas 2:20.
A bíblia diz em Romanos 12:2, que podemos "viver a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nossas vidas", ou seja viver a história que Ele escreveu pra nós e tenho certeza que ela terá um final feliz, mas isso exige de nós algo muito difícil nessa caminhada : renúncia.
Se livre arbítrio é poder de escolha, renúncia é a entrega desse poder ao Espírito Santo que habita em nós, pra que Ele decida, ele conduza, ele dirija nossos planos, sonhos e desejos.Não é fácil não...É uma luta a cada capítulo de nossa vida pra que possamos nos render a ele (Espírito Santo) e deixá-lo conduzir nossa história.Pensamos que sabemos fazer nossas escolhas sem precisar dele (o Espírito Santo), pensamos que nossa vontade tem que prevalecer pois Deus nos deu o poder de escolher, pensamos que algumas coisas podemos fazer do nosso jeito, outras do jeito dele...Mas tenho uma grande certeza, (olhando para os capítulos anteriores da minha vida) minha história está sendo reconstruída lindamente desde que abri mão do livre arbítrio, renunciei esse "poder" e deixei o Espírito Santo escrever cada novo capítulo.
Talvez você esteja hoje vivendo um dos capítulos mais difíceis de sua vida, talvez não consiga ver nessa história um final feliz, mas deixa Ele escrever os novos capítulos de tua vida, entregue tudo a Ele pois não há autor que escreva tão lindas histórias de vida como o nosso Deus!
Beijoos queridos, um lindo final de semana a todos!


14 comentários:

  1. Oi Gisele!
    Não sei se podemos definir assim tão radicalmente a renúncia do livre-arbítrio... Talvez exista algo intermediário, ou seja, colocamos nossos desejos para Deus e, desde então, Ele trabalha para que eles se realizem, se forem da sua vontade. Porém, inicialmente, a vontade é nossa. Explico melhor: se quisermos ser pilotos de avião, colocamos para Ele e, se for conforme a vontade Dele, tudo irá cooperar para atingirmos o nosso objetivo; porém, se pedirmos algo que não seria bom para nós, Ele não atende esse pedido e nos mostra porque não seria para nosso bem.
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  2. Oi Gisele, vc falou sobre um tema bem importante e concordo com muitas coisas que vc falou, mas assim como a Adriana, concordo que a questão do livre arbítrio não é uma renúncia radical de todos os nossos quereres... Mas ao SUBMETER esse querer ao nosso a Deus, creio que ali encontramos a chave para seguirmos no propósito que Ele tem para nossas vidas. Pois Ele irá nos dizer, nos revelar, se aquilo que queremos, buscamos ou sonhamos procede Dele ou não para nossas vidas. O certo é sempre colocarmos Jesus no Centro de nossas vidas, creio que quando buscamos algo que tira Jesus deste centro, não é algo de Deus pra nós. Bju!!!

    ResponderExcluir
  3. bom, o livre arbítrio levou o homem amar mais as trevas do que a luz, sabe mana, creio que podemos escolher muitas coisas em nossas vidas, menos no que tange a Salvação. Isso e´só com Ele, pois o home morto em pecado nunca escolhe Deus, morto não escolhe nada, não tem este poder para decidir nada. Bom aí entra Teologia, mas vamos ao seu texto. Muito bom mana. Bom demais! Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Giii, fui tão edificada com essa sua postagem... Estava com saudade de passar aqui.

    "Uma nova história Deus tem pra mim, um novo tempo Deus tem pra mim..."

    Um bom restinho de domingo pra tu.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá queridas, um bom dia!
    Adri e Mônica obrigada pelo comentário meninas, é muito bom conhecer opiniões diversas sobre este tema, enriquecem o post e me fazem sempre refletir!na verdade eu não quis dizer que não posso optar por escolhas mais em minha vida, é mais ou menos como a Adri colocou quanto ao desejo de ser piloto de avião..o que quero dizer é que se Deus me orientar que isso não é pra mim, me submeto a essa vontade, abrindo mão do meu direito de escolha.Beijoos queridas, tenha um lindo dia!
    Rô,realmente no que se refere a salvação, não é uma questão de escolha, e no mais, vamos sempre colocar tudo diante de Deus pois Ele sabe o que é melhor pra nós.bjoos linda, um bom ótimo pra ti!
    Tarci minha flor, que saudades de ti por aqui, agora é só twitter e face,rsrs,realmente Deus nos dá uma nova história!!!bjoos, um lindo dia pra ti!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi,gostei muito desta sua postagem me esclareceu mais sobre o ssunto,Livre arbitrío,me fez entender que,
    Deus é a fonte dos conhecimentos perfeitos e seu amor é infinito. O mau uso do livre arbítrio que nos foi legado, é que nos leva a praticar o mal.
    Deus te abneçoe muito minha querida.Beijos

    ResponderExcluir
  7. olá Gi paz de cristo,
    linda reflexão, um dia maravilhoso na presença do grande Deus, bjs amiga.

    ResponderExcluir
  8. Oi Gi!
    Ótimo texto querida.
    Podemos escolher muitas coisas na nossa vida, temos essa livre escolha, mas escolher deixar que o Senhor direcione, é maravilhoso. Ele sabe o que é melhor pra nós!

    Menina, gosto demais de ouvir o teu CD. Já Tô decorando as letras...rsrs.

    Beijinhos e que o Senhor continue te usando a cada dia para louvá-lo e anunciar as Boas-novas da Sua salvação!

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida, é bem isso amiga, escolher deixar que Deus nos direcione!Que bom que tens decorado as minhas canções, assim podemos cantar juntas um dia,rsrs
    beijoos querida, tenha uma linda noite!

    ResponderExcluir
  10. Lúcia tenha uma noite abençoada querida, bom te ter sempre aqui!bjoos

    ResponderExcluir
  11. Rita minha amada, creio que este assunto às vezes pode ser polêmico... mas entregar a Deus o controle de nossa vida é a melhor escolha sempre!
    beijoos amiga, tenha ma noite abençoada!

    ResponderExcluir
  12. Existe na verdade um nó teológico que envolve esta afirmação. Na visão arminiana, o livre arbítrio é intrínseco a natureza humana, portanto inato. Por isso o homem possui não somente a liberdade, mas sobretudo a responsabilidade sobre todas suas escolhas e ações. Ou seja, o indivíduo exerce a total gerência sobre si. A implicação da crença que Deus controla a nossa vida em determinados momentos, é de termos o direito de atribuir a Ele nossos fracassos e desilusões, e assim nos eximirmos da nossa responsabilidade pessoal. Cara Gisele, este é um tema de uma complexidade enorme. Tanto é que desde agostinho, filósofos e teólogos tem tentado sem sucesso chegar a um denominador comum. Mas continua nessa sua força.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá Donizete, obrigada pelo comentário amigo, to nessa caminhada sempre aprendendo!
    Abração, Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  14. Olá Gi,

    Tudo bem querida amiga?

    Realmente o Senhor deixou a livre escolha p/ seus filhos. Mas entendemos que não há outro caminho, outra escolha melhor que seguir a JESUS.

    Ele é o VERDADEIRO caminho.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir