segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Lagarta um dia, pra sempre borboleta...



Olá gente linda do meu blog!
Quem me conhece sabe minha paixão por borboletas...Amo suas cores, seu voo, sua metamorfose e desde que passei a observar seu processo de transformação criando lagartas no meu "borboletário", tenho aprendido lições valiosas...não lições científicas, mas lições de vida que senti de compartilhar com vocês.
É tão interessante como nossa vida tem relação com a vida da borboleta. Acredito que todos nós passamos por transformações ao longo da nossa existência e isso é muito bom, temos a chance de melhorar a cada uma delas e nesse sentido aprendi com a metamorfose da borboleta:
* Muitas pessoas olham para a lagarta e só conseguem ver o presente, a imagem feia que ela representa. 
  Assim acontece quando olhamos para alguém e só conseguimos enxergar seu momento presente, suas falhas, a pessoa "negativa" que se apresenta a nós...E às vezes nós mesmos nos vemos assim, como se não fosse possível uma transformação, como se nossa condição fosse eternamente de "lagarta".
*A lagarta rasteja por um tempo e sua atitude nesse período vai fazer toda a diferença no futuro.
   Aprendi que enquanto a lagarta encontra-se nessa fase, ela precisa de muito alimento, e é só isso que ela faz mesmo...Observei que algumas lagartas do meu borboletário ficavam paradas e quase não comiam e aos poucos foram "murchando" até morrer enquanto outras passavam todo o tempo comendo as folhas de couve que eu colocava para elas. Se estivermos passando por uma "metamorfose", precisamos muito de alimento, o alimento espiritual, que transforma nosso interior, a Palavra de Deus.
*As lagartas que ficam "agarradas" ao alimento antigo, que já nem possui mais nutrientes, morrem.
  Outro fato interessante...algumas lagartas parecem que têm preguiça de se mover em direção às couves frescas que eu coloco pra elas e ficam ali agarradas naquelas velhas, murchas e morrem...Quando vivemos de alimento velho, deixamos de receber forças para viver o novo!
*O casulo é um tempo de quietude, ali que acontece a transformação.Há um tempo necessário para ficar nesse lugar, é preciso respeitar o tempo de cada uma.
  Um dia li uma reflexão sobre o homem que quis "ajudar" a lagarta a sair do casulo fazendo uma abertura no mesmo e a pobrezinha saiu com uma asa malformada e jamais conseguiu voar...eu vi isso na prática porque tentei fazer o mesmo com uma das minhas lagartas, achando que já tinha passado o tempo de sair e ela não estaria conseguindo...Cada um de nós precisa de um determinado tempo para viver a transformação e somente Deus é quem sabe o tempo certo...não adianta querer "apressar" as coisas. Em Eclesiastes 3:1 encontramos essa verdade: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu."
*Não adianta querer sair "voando" do casulo imediatamente pois as asas precisam ser "lubrificadas" para poder voar.
  Quando a lagarta se transforma em borboleta, é necessário um tempo pra que suas asas, então murchas, sejam lubrificadas e estejam prontas para o vôo. Assim Deus faz conosco...Somos transformados e aos poucos vamos sendo fortalecidos para alcançar vôos cada vez maiores!
*É preciso ter "consciência" de sua nova condição e deixar de rastejar.
  Algumas borboletas depois da transformação ficam paradinhas e parece que têm medo de sair do lugar. E quando se movem, dão passos curtos como se ainda fossem lagartas...Pena que elas não podem se olhar no espelho e ver quão grande transformação ocorreu.
  Finalizo essa reflexão com esse pensamento. Quando Deus nos transforma, precisamos deixar de "rastejar", deixar a condição em que vivíamos para trás e nos ver refletindo no espelho a nossa nova imagem, transformados, com asas prontas para os mais belos vôos!!!
  Vamos viver essa metamorfose que somente Deus opera em nossas vidas! Desfrutar do novo ser que ele  transforma para o louvor da Sua Glória!!!
  Grande abraço e fiquem na paz!

Um comentário:

  1. Que Eloim sempre contiue te eluminando e fazendo jorrar sua luz para as pessoas, e que sempre continue abençoando sua familia.

    ResponderExcluir