segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Pense no que você está pensando...

Olá meus queridos amigos!
Estou aproveitando esse feriadinho de carnaval para atualizar meu face, minha agenda e cheguei aqui no meu cantinho...
Quero compartilhar com vocês  um tema que refletimos no programa "Visita em seu lar" do meu amigo Pr.Marcio Pires, pela Rádio Vitória via http://www.redevitoriafm.net.br/ na última sexta -feira, dia 08. Fui convidada a participar desse programa e compartilhei com os ouvintes a respeito de "problemas" que envolvem nossa mente, nossos pensamentos, dentre os quais destacamos ANSIEDADE, STRESS e uma SÍNDROME chamada SPA ( Síndrome do Pensamento Acelerado)que está afligindo muita gente nesses últimos tempos em que vivemos a agitação do dia a dia e recebemos um turbilhão de informações via mídia, redes sociais e outras formas de tecnologia.
Talvez você seja uma dessas pessoas que passa conectado praticamente 24 horas na internet, via facebook, MSN, twitter entre outros e vai entender do que estou falando. Mas vou transmitir as palavras do Médico Augusto Cury, que aborda com grande conhecimento a respeito desse assunto:


O problema é que temos alterado os ritmos de construção do pensamento desenvolvendo essa nova síndrome nesta sociedade de consumo, chamada “Síndrome do pensamento acelerado”, que consiste num aumento da velocidade dos pensamentos que tem como efeito uma diminuição da capacidade de concentração e um aumento da ansiedade. Esta síndrome é gerada pela enorme quantidade de estímulos a que as crianças,jovens e adultos estão expostos produzidos pela mídia, pela tecnologia, pelo trânsito de informações e preocupações nas relações sociais (TV,internet)
 As pessoas que sofrem desse problema não conseguem manter uma qualidade de vida desejável, pois são inconstantes, insatisfeitas e emocionalmente instáveis.
Devido ao grande número de informações diárias, preocupações sociais e intensa atividade no trabalho, esses indivíduos tornam-se irritados, insatisfeitos com sua própria vida, têm dificuldades para se concentrarem, insônia, cansaço, fadiga e se sentem incapazes de sentir alegria na realização das atividades diárias.
Acontece que as pessoas pensam em cada vez mais coisas e pensam cada vez mais rapidamente, o que obriga a uma tensão psíquica intensa para que o cérebro possa responder ao que dele exigimos.
Gera uma ansiedade mental,ou seja,mesmo que a pessoa esteja só, em silêncio,ela está numa constante conversa mental repetitiva,numa verdadeira tagarelice mental. 
A característica básica dessa síndrome é que as pessoas não desligam suas mentes, não desaceleram seus pensamentos. O humor fica flutuante e irritadiço. Freqüentemente sofrem por antecipação. Costumo dizer que fazem o velório sem ter o morto. Os problemas não aconteceram, mas elas já estão angustiadas por eles. Freqüentemente se cobram excessivamente.
Para nos protegermos, devemos aprender a gerenciar a nossa vida, a estabelecer prioridades e a seguir uma agenda de atividades que nos permitam usufruir de alguma tranquilidade.Aliviar a ansiedade mental !!!

Depois de ler a esse respeito, desenvolvi uma reflexão dentro do que a Bíblia diz a respeito da ansiedade, e das preocupações que afligem a nossa mente no dia a dia.
Conforme Filipenses 4:6-8, lemos o seguinte:

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento,
guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor,
pensem nessas coisas".

Aqui nesta passagem bíblica encontramos uma orientação para não andarmos em ansiedade, para cuidarmos aquilo que estamos permitindo "entrar" em nossa mente, ou seja, naquilo que estamos pensando...
Nossa mente recebe informações a todo instante, recebe estímulos que permanecem em nossos pensamentos e invadem nosso coração, gerando diversos sentimentos muitas vezes negativos, de baixa estima, de desânimo, que nos colocam "pra baixo",depressivos, por isso precisamos discernir e saber escolher o que vamos deixar entrar em nossa mente, o que vai ocupar nosso pensamento evitando assim a ansiedade mental.
Conforme esses versos de Filipenses capítulo 4, o que precisamos para aliviar essa ansiedade mental ocasionada pelo excesso de informações que estamos recebendo é selecionar, filtrar o que vamos ler, ouvir, e acessar na internet, nas redes sociais...
VAMOS PENSAR NO QUE ESTAMOS PENSANDO!
Vamos seguir o que orienta o versículo 6, apresentando a Deus pela oração e súplica o que se passa conosco. Será que estamos nos "CONECTANDO" com Deus para falar dos nossos sentimentos? Ou colocamos tudo "pra fora" no face, ou compartilhamos apenas com os amigos pelo MSN, que nem sempre nos darão bons conselhos...
O resultado de falar com Deus e entregar TUDO a Ele, está no versículo 7: A PAZ de Deus GUARDARÁ nossos corações e mentes em Cristo Jesus.
E a última orientação está no versículo 8, apresentando parâmetros sobre o que deve ocupar nosso pensamento:
Tudo o que é:
Bom, o que merece elogios, o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.

Assim queridos, certamente teremos alívio na ansiedade mental, ficando livres dessa síndrome SPA e poderemos viver uma vida em paz, onde nosso coração e nossa mente serão guardados em Cristo Jesus.
Fica o alerta para todos nós...
Grande abraço a todos, fiquem na paz!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário