segunda-feira, 6 de junho de 2011

Aprendendo com a plantinha

Deus tem várias formas de nos ensinar.Amo flores e mais ainda jardins, e hoje ele usou a situação de uma planta pra falar comigo.Parece coisa de maluco, mas vou explicar melhor:
Há alguns meses atrás ganhei uma mudinha de flor e a plantei num vaso pequeno.Minha amiga me falou que o ideal seria colocá-la diretamente na terra mas como tenho um cachorro que come até plantas, achei melhor protegê-la no vasinho.A plantinha cresceu muito dentro daquele vaso e suas folhas se multiplicaram.Semana passada fiquei super animada quando vi que apareceu um pequeno botãozinho na ponta do galho mais alto e eu já vislumbrei a flor que viria a seguir.Porém há dois dias atrás percebi que as folhas começaram a murchar e fiquei bem chateada.Logo tentei entender o que estava acontecendo porque a terra parecia super molhada, então não deveria ser água...Ela não estava muito exposta ao sol, então não deveria ser excesso do mesmo...Quando observei o vaso ao lado dela que tem uns chás plantados, percebi que este estava com a terra um pouco seca.Logo pensei: _Como pode uma terra estar tão diferente da outra pois os vasos estão ao lado e recebem a mesma quantidade de água? Logo entendi que a questão não era a água e sim a qualidade da terra.O vaso de chás está ali há bastante tempo e "afofei" a terra diversas vezes por isso ao receber a água, logo ela já desce para as raízes das plantas nutrindo-as.O vaso da flor, é mais recente e não lembro de alguma vez ter feito o mesmo, por isso a terra parecia molhada, porém estava compacta, com uma "crostra" dura e não permitia que a água descesse da mesma maneira, permanecendo mais na superfície.
Toda esta história poderia ficar só na função de salvar uma plantinha, mas logo entendi algumas coisas sobre a vida espiritual através da lição dos vasos.
Quantas vezes não entendemos por que nossa vida com Deus fica só na superficialidade, como se não estivéssemos sendo "regados" pela água do Espírito.Mas a água está sendo derramada em nossos corações (terra), porém parece que não absorvemos.Ao nosso lado, vemos outros "vasos" crescendo,florescendo, e recebem a mesma água que nós...É que a terra (seus corações) estão mais "drenados" ou "afofados" que o nosso.E o pior é quando não entendemos o porquê e nossa vida está murchando, secando como a plantinha...
Deus me falou sobre algumas coisas que formam essa "crostra" em nosso coração, tornando-o endurecido, insensível ao seu agir: 
*falta de perdão
*incredulidade
*falta de humildade
*desinteresse pelas coisas espirituais:oração, leitura da Palavra
Creio que quando compreendemos isso, precisamos pedir ao seu Espírito que venha "quebrantar" nosso coração, ou seja, "quebrar" essa crostra que endureceu nosso coração, ultrapassar a barreira da insensibilidade que impede seu agir no nosso interior, na nossa alma.Então ele nos revela quais são os motivos que estão causando isso e podemos ser restaurados, "afofados" como a terra, para florescer, frutificar.
Depois dessa reflexão, estou tentando salvar minha plantinha.Afofei a terra, molhei novamente e espero recuperá-la para que brotem lindas flores.E quanto a mim, vou estar vigilante para que nenhuma "crostra" endureça meu coração, pois meu desejo é ser "como um jardim regado, como um manancial, cujas águas jamais faltam"(Isaías 58:11).
Beijos e uma ótima semana a todos!

16 comentários:

  1. Olá Gisele,
    Amei seu blog. Que Deus possa usa-lo para edificar vidas!
    Quero convida-la para participar do primeiro desafio da Oração com Propósito, que é orar pelo nossos esposos. Em Tiago 5.16 diz, que " A oração de um justo pode muito em seus efeitos", e com certeza essa verdade vale para a 'esposa justa', a sua oração minha querida pode ter um efeito surpreendente na vida do seu esposo. Venha orar conosco no Desafio - 30 dias de Oração pelo seu Marido e seja uma mulher vitoriosa!
    http://.mulheresemoracao.blogspot.com

    Abraços em Cristo Jesus,
    Adriana de Paula

    ResponderExcluir
  2. "AMEM"! que lição, hein Gisa...
    Imagine que em uma postagem que escrevi ano passado, Deus usou um testemunho que falava de "bananas" pra falar comigo! Deus nos fala da maneira que compreendemos... E realmente precisamos afofar a terra do nosso coração pra que essa crosta não venha ser permanente! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi!
    Como podemos tirar belas lições e reflexões com a natureza que Deus criou não é mesmo?
    Que o nosso coração tenha sempre uma terra boa para que toda palavra recebida germine e dê frutos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. OI GI, boa reflexão, gosto muito das plantas as belas flores são lindas.um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Gisele pela visita no blog e por aceitar o convite em participar do desafio. Com certeza Deus concederá o desejo dos nossos corações e os nossos maridos serão uma benção!

    ResponderExcluir
  6. OI GISELE BOM DIA QUERIDA!QUE MENSAGEM MAIS LINDA E GOSTOSA DE LER.AMEI...
    COMO O NOSSO DEUS É MARAVILHOSO,ELE ESTA NAS PEQUENAS COISAS.
    UM JARDIM PRECISA SER REGADO TODOS OS DIAS PARA QUE NÃO MORRA SUAS FLORES,E É ASSIM QUE DEVEMOS AGIR COM NOSSA FÉ,DEVEMOS BUSCAR MAIS E MAIS A JESUS PARA QUE NOS FORTALEÇA DIA POS DIA.
    O NOSSO CORAÇÃO É COMO A TERRA QUE DEUS TODOS OS DIAS ADULBA PARA QUE SO GERMINE E GERE BONS FRUTOS.
    BEIJOS EM SEU CORAÇÀO...

    ResponderExcluir
  7. Olá Gisele, flor muito obrigada pelo carinho e pelos comentários no blog, viu? Olha li sua meditação, muito edificante. Nosso coração é mesmo sensível e se não cuidarmos dele será impossivel a presença de Deus habitar. Amiga que o Senhor Jesus te abençoe! bjoss

    ResponderExcluir
  8. OI Gisele, abençoada palavra!! Jesus falou sobre a boa terra que a semente ao cair produziu, as vezes o cristão não percebe que magoas, tristeza, raiva e odio endurece o seu coração e com isso nao progride espiritualmente .

    Amiga que o Senhor continue te abençoado e te ensinando apara partilhar com os amigos!!

    Abraço e uma bela tarde

    ResponderExcluir
  9. Diversas vezes Deus ja falou comigo através de uma simples planta assim como Ele falou hoje com vc,a alguns dias ate postei algo que aprendi com elas rsrsr.Sabe porque isso acontece?Porque Deus não precisa de grandes coisas para se revelar,Ele se mostra em pequenas coisas e nos mínimos detalhes,detalhes este que fazem toda a diferença na vida de um Cristão.E realmente existem pessoas que mesmo estando dentro da igreja estão morrendo espiritualmente e se perguntam o porque,mas não percebem que somente estar na igreja não adianta,para que venhamos florescer devemos esta em constante harmonia com Deus e sendo regados pelo Espírito,além de cumprir os mandamentos do Pai com o coração cheio de alegria e buscando tirar de dentro do coração toda impureza que nos impede de achegar ate os átrios do Senhor!Fique na paz do Senhor e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  10. Olá Gi
    que beleza de lição,fui presenteada com sua reflexão.Que Deus continue a lhe abençoar.
    Em Cristo ,paz
    Cláudia Mariz
    http://saronperfume.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Uma bençoa seu blog !! Deus te abençoe

    http://virtuosissima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Gisele
    Linda reflexão, que possamos ser uma plantinha que floresce, dando belos frutos nesta terra. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Amiga vim aqui lhe deixar um versículo para reflexão e lhe desejar um lindo dia na presença do Papai!

    Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio. Provérbios 23:15

    ResponderExcluir
  14. Poxa..Deus é lindo..simples, mas profundo!

    ResponderExcluir
  15. GISELE DEUS QUANDO ELE QUER FALA COM SEUS FILHOS ELE ESCOLHE A MELHOR MANEIRA POSSÍVEL. PARA OS HOMENS E LOUCURA. MAIS PARA NÓS QUE SOMOS SERVA DESSE DEUS, SABEMOS QUE E A MELHOR COISA OUVI ELE FALANDO. DEUS TEM ENSINADO A FAZER A VONTADE DELE E PARA CONSEGUIMOS ISSO TEMOS QUE NÓS LIBERTA CADA DIA DE ALGUMAS COISA QUE não agrada ELE. ELE TEM ENSINADO A PERDOA, A CRER NELE, E AMAR AO PRÓXIMO. LINDA SUA POSTAGEM. SERÁ UAM HONRA TER VC NO NOSSO CANTINHO.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pelos recadinhos carinhosos.
    E as novas amigas,sejam bem vindas!
    Beijoos a todas!

    ResponderExcluir