quarta-feira, 8 de junho de 2011

Equilíbrio nos papéis dentro do lar

Olá amigos!
Ontem assisti um programa que não posso deixar de comentar.Não sei se alguém já viu no canal  Discovery home and health: "Troca de esposas".Calma que vou explicar direitinho:
Neste programa, as esposas trocam de casas e são obrigadas a administrar a família da outra. O prêmio não é dinheiro mas a possibilidade para o casal refletir, se redescobrir e pensar como está a relação familiar.
No episódio que assisti ontem, foram trocadas duas esposas com perfis completamente opostos uma da outra.
Uma esposa era totalmente submissa ao marido, dedicava-se somente para o lar, tinha três filhas entre 10 e 16 anos, as quais recebiam tudo nas mãos, não ajudavam a mãe em absolutamente nada dos afazeres.O marido era super machista e não auxiliava a esposa em nenhuma tarefa também,pelo contrário, exigia tudo nas mãos na hora que ele desejasse, ordenava tudo o que queria e quando esquentava a cabeça com qualquer coisa, ia caçar no campo...
A outra esposa, o oposto da anterior,trabalhava fora direto, não desempenhava nenhuma tarefa em casa e ficava tudo na responsabilidade do marido pois este não trabalhava fora, fazia o papel da esposa no lar:cozinhando, lavando,passando e educando os filhos, os quais também faziam as tarefas na casa...
Bem, imagina o choque que foi quando estas mulheres trocaram de casa.E acredito que a intenção do programa é exatamente isso, causar um impacto não somente nas mulheres, mas na família inteira.
Após uma semana de convívio no lar "trocado", acontece uma autoavaliação em cada integrante da família e aquela mãe completamente serviçal, que praticamente não tinha vida própria, diante da pressão acaba reconhecendo que sente-se sobrecarregada com toda responsabilidade da casa sobre si, sem ajuda de ninguém e o pior, sem o reconhecimento do resto da família.
Na outra família, quem faz um desabafo é o pai que após combinações com a outra esposa, passa alguns dias  num emprego fora de casa e recupera o sentimento de "homem da casa",sente-se mais útil como provedor e descansa dos serviços domésticos.
Não pude assistir o final do programa pois fui cumprir o MEU papel de mãe, acompanhando minha filha ao dentista.Mas o que me chamou a atenção nisso tudo foi o desequilíbrio nos papéis de cada um dentro do lar.
Não me considero feminista, nem apoio os machistas, só quero ser uma mulher virtuosa, uma mulher sábia, pois sei que esta edifica sua casa.No programa, ambas mulheres consideravam que administravam bem seus lares e sentiam-se satisfeitas desempenhando seus papéis, porém no final das contas entendemos que às vezes alguém pode estar muito satisfeito enquanto outro encontra-se insatisfeito mas não se manifesta, ou parece se conformar com a situação.
Refleti sobre o que assisti e percebo que é necessário sempre um equilíbrio na relação dos casais, na relação das famílias.Os papéis de cada um dentro do lar devem ser "pensados" em comum acordo para todos. As tarefas podem muito bem ser divididas entre cada integrante da casa, todos podem se ajudar.Mesmo que a mãe não trabalhe fora de casa, desempenha muitas atividades dentro do lar e pode muito bem contar com a ajuda do marido e dos filhos.Penso que é muito importante que cada um seja responsável por alguma tarefa dentro de casa pois isso desenvolve a cooperação, o trabalho "em equipe".
Bem, cada um busca o que é melhor pra sua família e acho que os casais já devem conversar sobre isso desde o namoro,rsrs...O importante é que o diálogo aconteça e tudo seja feito com equilíbrio e haja paz dentro do lar.
Beijos a todos!


17 comentários:

  1. olá gi, muito legal esta reflexão,que o grande Deus esteja sempre te abençoando. bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti uma vez que uma mulher se apaixonou pelo marido da outra e houve até separação. Eu fiquei espantada com este programa, ACHO BEM PERIGOSO. Mas dentro do seu contexto achei bem válido para que todos saibam a sua tarefa dentro de casa e assim possam ajudar uns aos outros. bjs mana.

    ResponderExcluir
  3. OI Gisele concordo plenamente que todos os membros participem dentro do lar, como disse mesmo que a mae fique em casa é bom ela delegar tarefa aos filhos e o marido ajudar também assim não sobrecarregar a uma só pessoa e isso é bom para que os membros da família não fique dependendo só da esposa e mãe.

    Amiga te desejo uma bela tarde!!

    ResponderExcluir
  4. Gi,
    isso é tão comum não? Essa inversão de papais e tudo sempre à ferro e fogo!

    A sociedade, cheia de preconceitos, não consegue enxergar o verdadeiro valor da família, que não é só o da mãe ser amável e zelosa, do pai ser o provedor e viril, ou dos filhos serm rizonhos e rosados...

    Mas existe muito mais por detrás da vida nossa de cada dia!

    O Evangelho nos propõe o equilíbrio que Cristo trás através da Graça!
    Como Paulo sempre ensinava, não há maior no lar, mas há o perfeito equilíbrio entre os cônjuges, fazendo assim da família o verdadeiro retrato da Igreja e da família de Deus (Pai, Filho e Espírito)

    Linda reflexão!
    Desculpe a ausência!

    ResponderExcluir
  5. Ixxi... digo, inversão de 'papéis' e não de 'papais'.... rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  6. Rsrs, eu vi que estava errado, mas entendi o que quis dizer...realmente a sociedade não vive o equilíbrio em Cristo, mas quando buscamos sua Graça obtemos a direção.
    Abraço querido, me alegra tua presença aqui!

    ResponderExcluir
  7. Dividindo as tarefas, não sobrecarrega ninguém.
    Beijos Iris, uma boa noite!

    ResponderExcluir
  8. conversar desde o namoro..é importante mesmo! tenho outro blog tb: jjornada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Puxa Rô, que situação essa do programa.Realmente é bem perigoso porque passar dias envolvida com outra família não é fácil.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucia,
    refletir sobre nossas relações é sempre importante...
    Beijos querida,fica na paz!

    ResponderExcluir
  11. Oi llacerdaa,
    acho importante conversar desde o namoro pois passei trabalho com meu amor no início do casamento por não refletir com ele sobre isso,rsrs.hoje tá tranquilo, mas não foi muito fácil não,kkk
    Beijos, vou conhecer teu outro blog.

    ResponderExcluir
  12. Oi Gi!
    Eu assisto às vezes esse programa. Dessa troca não vi, mas é verdade, tem muitos lares onde os papéis estão sendo invertidos. Satanás quer isso pois tudo que Deus faz e determina, ele vem com sua astúcia fazer as pessoas agirem ao contrário.
    Claro que no lar todos precisam ajudar, mas não inverter os papéis.

    Tricotando um pouquinho...rsrsr...gosto do Vestido Ideal, pena que agora só vestidos tomara que caia são os que as noivas escolhem ,é difícil ter um que eles mostram no programa que eu diga: Esse eu usaria...kkkkk.

    Beijinhos flor e boa noite!

    ResponderExcluir
  13. Cida, tu também gosta do "vestido ideal"?!Eu também assisto "Mude meu look e Esquadrão da moda",coisas de mulheres...kkkk
    Beijos querida, uma boa noite!

    ResponderExcluir
  14. Sabe amiga eu ja assisti muito este programa e ate alguns parecidos,e por vezes ouvi o apresentar dizendo,jamais ache que a casa do vasinho é melhor que a sua,e refletindo nisso cheguei a conclusão de que muitas vezes pensamos que nossa vida é um fracasso que nossa família é uma cruz em nossas vidas,e por vezes chegamos a desejar estar em outro lugar e em outra família,mas creio que Deus é muito perfeito e sabe qual o melhor lugar para você ficar,Família é benção de Deus aqui na terra e devemos tratar nossos familiares como os melhores amigos que temos,pois abaixo de Deus Eles são os mais importante em nossas vidas,cada um tem sua função mas se um sair desorganiza o corpo todo.Valorizemos mais o presente que o Pai nos deu,e vamos deixar de reclamar porque as promessas do Senhor so se cumprem na vida de quem acredita e eu acredito em Deus e na minha família!Fique na paz do Senhor e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  15. É verdade Dai,família é presente de Deus a muitas vezes o que falta é equilíbrio nas relações para que seja uma lar abençoado.E esse equilíbrio encontramos em Deus.
    Beijoos querida, boa noite!

    ResponderExcluir
  16. Oie Gisele, o equilíbrio é mesmo fundamental.Eu acho que os dois precisam ajudar na casa e os filhos tb.Afinal pq a mulher deveria fazer tudo sozinha se ela não suja, não come, não veste, não gasta, e não usa o banheiro por três?

    Tb não sou feminista mas se cada um gosta de ver a casa arrumada, a comida na mesa e a roupa limpinha precisa fazer a sua parte, afinal a casa não é só da esposa, mas da família inteira.

    No Domingo eu não faço nada dentro de casa.Quem é responsável pelo café, almoço e janta é o marido e qdo ele não tá afim de fazer ele me leva pra comer em algum lugar[menos mal].

    Não trabalho fora de casa[por enquanto só trabalho dentro de casa] e tem dias que é puxado mesmo.

    Isso realmente tem que ser conversado durante o namoro, pq isso facilita muito dentro do casamento qdo os papéis já estão estabelecidos.

    Gostei de saber que compartilhamos da mesma fé.Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  17. Olá Gisley, seja bem vinda aqui no blog!
    Concordo contigo quanto a divisão de tarefas e nós somos quatro aqui em casa.Procuro atribuir funções aos meus filhos e no final de semana meu marido também cozinha (adoro a comida dele),tudo combinadinho entre nós...
    Obrigada por enriquecer o post com teu comentário.
    Abraços, fica na paz!

    ResponderExcluir