sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mudança de comportamento


Às vezes leio alguma frase que me chama a atenção e fico a meditar por um longo tempo.Assim aconteceu quando li a seguinte frase num email que recebi:
"Só muda o comportamento quem muda o pensamento".
Esta frase faz parte do marketing de um DVD motivacional, e tem uma forte mensagem realmente.O DVD em questão aborda "técnicas" para mudar o pensamento e alcançar um comportamento mais positivo.Não comprei o tal DVD, mas a mensagem ficou "pulsando" em mim...
É uma grande verdade que para ocorrer transformação em nosso comportamento é necessário que nossa mente seja renovada, ou seja, precisamos "pensar" diferente.Se eu fizesse um DVD sobre isso, citaria a "frase" impactante de Romanos 12:2a. - "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente"
Quantas vezes nossa maneira de ser, nosso comportamento segue um "molde" errado.Sim, nos "moldamos" por pensamentos apregoados no mundo,através da mídia, de grupos sociais diversos, de ideias que entram em nosso pensamento de várias maneiras.Um exemplo simples é a ação da música na mente.Estamos envolvidos em tarefas diversas e nem percebemos que determinada música está tocando no rádio ou na propaganda, e quando percebemos estamos cantando aquela canção que nem gostamos, mas "entrou" em nosso pensamento.E tem tanta coisa sendo apregoada por aí, carregada de malícia, mentiras, desonestidade, maldade, e nem percebemos mas já "entrou" na nossa mente.
Pode alguém pensar:_Ahh, mas não é tão fácil assim me deixar influenciar por algo que "passa" no meu pensamento...
Na verdade para algumas pessoas é sim.Quando não se usa um "filtro" para nossos pensamentos, ideias erradas e nocivas podem entrar em nossa mente e resultar em comportamento errado, nocivo.
Com isso quero dizer que há um padrão de pensamento que nos leva a um comportamento feliz, positivo, agradável.Não se trata de "regras" e sim de princípios ensinados pela Palavra de Deus, e que nos levam a experimentar sua boa, perfeita e agradável vontade (Romanos 12:2b)
Então queridos, para mudar nosso comportamento, precisamos mudar nosso pensamento.Para isso, há uma ótima dica em Filipenses 4:8, sobre o que deve estar em nosso pensamento:
tudo o que é bom, honesto, justo, puro, amável, de boa fama...
Consequentemente, creio que com pensamentos assim nosso comportamento também será:
bom, honesto, justo, puro, amável, de boa fama.
E acrescento que pensamentos positivos, alegres, agradáveis resultam num comportamento idem...
Eu desejo a cada dia que meu comportamento resulte de uma mente cheia de pensamentos bons, positivos, agradáveis e pra isso conto com algo mais poderoso que qualquer "ténica",é a influência do amado Espírito de Deus!Ele é o grande agente de transformação!
Beijos no ♥

8 comentários:

  1. "Quando não se usa um "filtro" para nossos pensamentos..." A ÁGUA suja ....PASSA DESAPERCEBIDA.
    DEUS é o nosso transformador.
    Beijos amiga.
    FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, por isso que devemos sempre encher nossa mente das coisas que são de cima.

    Vigiar e orar. Cuidar dos pensamentos, tanto do que entra, como também do que sei.

    Bjim amiga e muita saudades de vc.

    Pra Thaís Itaborahy

    ResponderExcluir
  3. Amém Gisele, isso é uma grande verdade. Já vivi algumas experiência que comprovam isso, só quando mudei certos pensamentos conseguir renunciar atitudes que desagradavam ao Senhor.

    A nossa mente é um campo de batalha, mas com Deus a vitória é certa.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oie Gisele,

    existe um livro chamado "Princípio4:8" do autor Tommy Newberry, vc já ouviu falar? Ele faz jus ao que está escrito em Filipenses 4:8.

    Li o livro em inglês por um bom tempo mas não finalizei :(! - Quem muda a mente, muda a atitude e muda as emoções tb ;)!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. OI Gisele, semana passada postei um artigo sobre guardar a nossa mente e uma das coisas que escrevi diz: Somos o resultado de tudo que pensamos, toda ação é formada no pensamento, tem um pensamento popular que diz: As ações que vão saindo de dentro de nós são exatamente nossos pensamentos que foram entrando. A bíblia tem textos que nos falavam sobre a importância do que pensamo. Todas as nossas ações passaram antes pelos nossos pensamento por isso que é importante muda a maneira de pensar, pensa os pensamentos de Deus!!!

    Amiga te desejo um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. oi Gi, muito legal esta reflexão,que o maravilhoso jesus te abençõe sempre amiga.um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Gi querida!
    É verdade, sem uma mente renovada, transformada, é impossível termos um comportamento segundo a vontade de Deus.
    E como o Lipe disse: "Nossa mente é um campo de batalha."
    Beijos amiga.

    ResponderExcluir
  8. Cida concordo contigo e o Lipe, inclusive li um livro da Joyce Meyer que se chama "campo de batalha da mente" que aborda essas questões da nossa mente ser um campo de batalha.
    Lucia tenha um lindo domingo!
    Iris obrigada pelos acréscimos à postagem, vou voltar lá no teu blog e reler este post.
    Gisley colocaste bem:"quem muda a mente,muda a atitude e as emoções".
    Lipe é bem verdade que só mudamos quando renunciamos o que desagrada ao Senhor.
    É isso aí Thaís, uma das ações certeiras é vigiar e orar.
    Clélia saudades!Concordo contigo, Deus é nosso transformador!
    Beijoos a todos meus queridos,tenha um ótimo domingo!

    ResponderExcluir