terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Insensato Coração

"Diz o insensato em seu coração:Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniquidade,já não há quem faça o bem.Do céu, olha Deus para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus."
Salmos 53:1,2
Não perca as emoções da nova novela "Insensato Coração".Esta foi a chamada constante na TV para a estréia da nova novela da Rede Globo.Eu já traduzo para: "Não perca as intrigas,invejas, traições e toda sorte de injustiças e maldades praticadas na nova novela Insensato Coração."Eu não assisti o primeiro capítulo que passou há pouco e nem li a sinopse da novela, mas já deu pra perceber que tudo isso que citei anteriormente vai rolar com certeza.Parece que os autores das novelas conhecem a Palavra e até se baseiam em algumas verdades sobre o coração humano ao criar seus personagens, pena que expõem toda a iniquidade que há no coração e elaboram suas tramas enaltecendo tudo isso...Relações de ódio e vingança entre irmãos, traições, adultério movido por paixões incontroláveis...Tudo isso já mostrou nas chamadas que aparecem nas propagandas.É muito triste saber que são essas situações que fazem o coração insensato de milhares de telespectadores pulsar esperando pelo próximo capítulo.É como diz Romanos 1:18-32_"...os homens tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-lhes o coração insensato." (vs.21)e ainda:"Por isso Deus entregou tais homens à imundícia pelas concupiscências do seu próprio coração."(vs24).
Me pergunto por que nós, sabendo destas verdades, muitas vezes nos envolvemos nas tais tramas, obscurecendo nosso corações...Podemos até pensar:"Eu posso assistir qualquer novela porque não me deixo influenciar por nada disso, tenho maturidade emocional e espiritual pra discernir." Mas por que deixar entrar em nosso coração toda a insensatez ressaltada nas novelas?
Não estou nesta postagem querendo ser moralista ou me achando a "supercrente", tipo não faço isto, não olho aquilo, etc...Quero apenas deixar claro, que tenho um coração tão insensato e sujeito às concupiscências da carne que preciso saber escolher o que me convém, saber que nem tudo me edifica.Preciso entregar este coração constantemente em submissão à Jesus e observar o que está escrito no Salmo 53:1,2 citado acima:Deus olha para os filhos dos homens para ver se há alguém que entenda e o busque.
Quero ser um destes.
Beijos e Paz a todos!

19 comentários:

  1. Recadinho aos meus amigos:
    Estou de férias e sem acesso a internet...consegui postar hoje "na corrida" mas estou sentindo uma falta enorme de passar pelos blogs que sigo.
    Beijos a todos,saudadess!!!

    ResponderExcluir
  2. Gisele, tudo isso que você compartilhou conosco hoje é uma verdade, a TV tem divulgado cada vez mais os chamados frutos da carne. Recentemente passava uma novela no período da tarde em que na abertura tinha uma canção que dizia coisas como " a alegria do pecado as vezes toma conta de mim ", " é tão bom não ser divino ", " me cobrir de humanidade me fascina e me aproxima do céu ", " eu gosto de estar na terra cada vez mais "[...] Cheguei a pesquisar a letra da canção porque fiquei bastante " bolado ".

    O diabo nem precisa ser discreto mais, está tudo diante do nosso nariz. E o pior é que as vezes ainda perdemos nosso tempo na frente de tudo isso, tenho vigiado mais neste aspecto.

    Que Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Giseli!

    Concordo com o Felipe, pior de tudo é as pessoas acham tudo muito normal... Eu já deixei de assistir novelas, confesso que já fui "viciada" nessas tramas, mas graças a Deus hoje não sinto mais nem vontade de ver, até pela chamada das novelas dá pra se perceber que é um forte instrumento de satanás pra influenciar as pessoas... Muito bom esse texto viu?!
    Deus te abençõe, querida e até breve!

    ResponderExcluir
  4. PAz querida!!!
    Encontrei seu blog e achei perfeito, te convido a visitar o meu e me seguir tabem..ficarei muito feliz...
    nascidadocoracaodedeus.blogspot.com
    na Paz

    ResponderExcluir
  5. Oi Gi querida!
    Concordo em número, gênero e grau com você. Cada vez mais vemos a insensatez dos corações serem expostas e por milhares aplaudidas.

    Faz muito tempo que não acompanho novelas, graças a Deus que despertei um dia pra perda de tempo com isso. Hoje em dia nem sei mais o que tem passado, pois tenho uma filhina e então os programas que escolhemos são da tv paga. Tivemos que contratar os serviços de uma, pois na tv aberta só dá pra assistir os jornais.

    Minha filha é muito observadora e nem filmes com muita ação dá pra assistir. Tudo aqui em casa é passado na peneira...rsrsrs.
    Agora se me perguntares sobre os desenhos da discovey kids, sei tudo de cor e salteado...rsrs.

    Beijinhos e boas férias!!!
    Saudades.

    ResponderExcluir
  6. Você disse tudo! Os autores parecem se basear na palavra, a novela mostra toda maldade e imundícia que no coração humano.
    beijo
    http://carolpaivablog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Olá querida Gisele,
    Shalom!!!!

    Muito bom seu texto!!!
    Não assisto novelas (faz uns 10 anos), mas através das chamadas globais podemos acompanhar o nível de imoralidade de alguns problemas (BBB, novelas..etc). Cabe a nós determinarmos o que devemos ou não assistir e o que acrescentará ou não acrescentará em nossas vidas.
    Precisavámos ter mais opções de programas cristãos transmitidos por canais livres. Isto seria uma VITÓRIA p/ nós.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  8. Giiiiiiiii...
    Estou com tanta saudadeee de você!
    Quanto tempo? rsrsrs...
    Andei sumida, mas estou de volta...
    Saudade dos seus post, sabia? Mas irei tratar de me atualizar aqui.

    Sobre esse texto, super verdadeiro.
    Já me peguei altas vezes atraída por novelas, mas procuro não acompanhar e minha mãe sempre fala aqui em casa "não poreis coisas más diante dos vossos olhos." E graças a Deus que não estou assistindo. Espero permanecer assim ;)

    Beijos, boas férias e um ótimo restinho de semana!

    ResponderExcluir
  9. Minha flor que mensagem mmaravilhora! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  10. OI Gi....nem se fala...cada vez a imoralidade tem ficado cada vez mais explícita, tanta coisa que vai sendo mostrada que acaba se tornando algo natural a ser vivido...mas nó não podemos nos conformar com este mundo de forma alguma!!!

    Grande Abraçooo

    ResponderExcluir
  11. Desde que era um jovem ateu e rebelde sempre achei a tv convencional bem "idiotizante", hoje buscando ver as coisas com os olhos espirituais, penso ser um veneno para a alma as tais novelas, vamos combinar que não fica longe de determinados programas de cunho evangélico que passam por aí, rsrsrs...

    Volto com mais tempo, para não esquecer e estar atualizado com os posts estou te seguindo

    Graça e Paz...

    ResponderExcluir
  12. Giii, obg pelo comentário no blog ;)

    boa noite, beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Gisa!
    Pôxa, belas palavras e os comentários de todos muito bons!
    E, tbm já tem um tempinho que não paro pra assistir novela e tenho assistido poucos programas de tv... não tem valido a pena, se contaminar com coisas que afastam Deus de nós!
    E na minha opinião o pior programa de tv vai começar... o carnaval... no trabalho tem uma tv e qdo ela tá ligada não posso controlar, então, ouço aquela batucada toda e me incomoda taaaannttoooooooo... fico clamando por misericórdia a Deus! Ligo um fono de ouvido bem alto, e assim Deus vai nos dando o escape!!! Fica com Deus querida! abraço pra vc!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Adorei a mensagem! Geralmente as pessoas aceitam tudo q a tv oferece sem nenhum filtro ou questionamento.
    E o mais triste é saber q mtos crentes deixam de ir a igreja ou se envolver mais com Deus para assistir essas coisas que não edificam em nada.
    Não sou 'fanática', mas acredito q entretenimento para o cristão precisa ser no mínimo saudável.
    Bjinhus,*

    ResponderExcluir
  15. OLA AMADA,A PAZ DO SENHOR!OLHA SOU MAIS UMA A CONCORDAR COM NOSSOS QUEIDOS IRMÃOS,OTIMA ESTA SUA MENSAGEM.INFELISMENTE A PROGRAMAÇÃO EXIBIDA NA TV ANDA DE MÁ QUALIDADE,DE DESENHOS A NOVELAS E ETC.SO VEMOS,MALDADES,PAIS CONTRA FILHOS,MARIDOS E ESPOSAS TRAINDO UM AO OUTRO,AMIZADES FALSAS,TUDO QUE DESPERTA A IRA,AINVEJA,A LUXURIA,DESENHOS MALIGNOS E MUITO MAIS,MUITO TRISTE TUDO ISSO.TA FALTANDO MAIS AMOR NO CORAÇÃO DOS HOMENS.UM BEIJO,FICA NA PAZ...

    ResponderExcluir
  16. Oi Gisele,
    poxa, que suas férias sejam muito curtidas e que as suas forças se renovem em Jesus.

    Ao voltar, gostaria de contar com suas opiniões e comentários lá no blog (como sempre têm feito), pois estou repostando algumas matérias sobre adoração e caráter e postura de adorador e como sei que trabalhas com adoração com música é muito bom ouvir de quem faz.


    Fica na paz e curta bastante, ok?

    ResponderExcluir
  17. Giii, saudades!
    Semana abençoada pra ti...

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Gisele

    Muito edificante o seu texto, tem uma definição de novela que acho muito interessante, diz o seguinte: NO - porque amarra a vida das pessoas e VELA - porque consome a vida espiritual. Precisamos selecionar o que vamos assistir e perguntar se vai agradar ao nosso MESTRE. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi queridos, quanta saudade!
    Quero dar as boas vindas aos novos amigos: Fabi, Carol, Moyses e Carla.E dizer que estou de volta e logo vou atualizar minha leitura e edificação nos blogs dos amigos!
    Beijos a todos!!!

    ResponderExcluir