domingo, 27 de fevereiro de 2011

Já passou pelas três peneiras?


Ontem aconteceram dois fatos que me levaram a postar esta reflexão.Primeiro, eu e meus filhos adolescentes conversávamos durante o almoço quando um deles me contou um fato a respeito de uma pessoa que me entristeceu muito.Na verdade, nem soube do fato diretamente pela pessoa em questão, foi algo que "ouviu falar"...À noite, meu maridão fez um risoto de camarão deliciooooso, apimentadinho como eu adoro! Eu estava me deliciando com o camarão quando ele me perguntou se eu tinha percebido a "areia", sabe aquela "areinha" que até já faz parte do camarão mas às vezes a gente nem percebe...Confesso que eu nem tava aí pra areia só conseguia sentir o sabor da pimenta e do camarão mesmo, mas depois que ele me falou parece que comecei a sentir a tal "areia"...
Não é bem assim que acontece quando nos falam mal de alguém?
Quantas vezes temos uma imagem de uma pessoa, apreciamos seu lado positivo e deixamos pra lá os aspectos negativos, mas quando alguém vem nos falar algo ruim sobre ela...parece que a gente passa a sentir a "areia"...A imagem da pessoa muda, passamos a ver com outros "olhos" e muitas vezes, as coisas nem são assim como chega ao nosso conhecimento.E o pior quando outros passam adiante o fato...Então lembrei de uma reflexão muito legal que um dia eu li e nunca mais esqueci:

 As três peneiras

Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo.
Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras?
- Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade.
Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta e, arremata Sócrates:
-Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas do planeta.
Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.

Beijinhos, vamos pensar nisso!

11 comentários:

  1. Oi amiga muito importante esse tema, costumo dizer que TUDO que ouvimos tem dois lados, um positivo e negativo, tanto pode ser verdade como mentira e porque não escolhemos o melhor? Mas alguém pode dizer mas se for verdade? Eu vou escolher pensar o melhor e escolher o melhor é também não passar adiante o que se ouviu , mas geralmente escolhemos o pior. Se aprendermos a usar as tres, que representa andarmos em amor muitas coisas vão ser evitadas!!

    Amiga um belo domingo

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!
    Muito bonita essa mensagem, eu já tinha lido, faz tempo...foi bom reler.

    Eu procuro sempre ver o lado bom das pessoas e não me deixar influenciar por comentários, mas muitas vezes acabamos deixando que "areias" entre e risque a imagem da pessoa, mas isso é errado.
    Gostei de ter lido isso, para sempre lembrar das três peneiras.

    Já publiquei o selinho que ganhei de você!

    Beijinhos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Giii, meu pastor vira e mexe fala sobre essas três peneiras. É muito importante que quando escutemos algo, possamos passar pelas três peneiras e não passar nada adiante.

    Gostei do post!!!

    Beijos e uma semana abençoada pra você!!!

    ResponderExcluir
  4. Giii....reflexão maravilhosaaaa! sua sensibilidade é realmente linda... já li esse texto uma outra vez, mas lições como esta nunca são demais!!

    bejus

    ResponderExcluir
  5. ESSA PENEIRA É DIFÍCIL!!!kkkkkkkkkk
    As vezes nos pegamos DELICIANDO uma "boa fofoca"
    Mas...Esquecemos que ela poderá nos quebrar os dentes.
    DENTES! fala da comunhão, do corpo unido.
    Muito bom o post amiga.
    FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gisa..... eu já tinha lido essa história, mas gosto de sempre relembrar.... isso é tão importante.... e o mais importante ainda é quando conseguimos colocar em prática, a comparação que voce fez com o camarão foi ótima.... parabens! Abraçao!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gisele,eu também ja li em outro momento esta mensagem,mas sempre é bom lembrar.
    como é dificil lidarmos com certas cituações.
    Devemos procurar ver sempre o lado bom das pessoas,pois nem tudo que se fala é verdade,e nem tudo que é se ouve é verdade.UMA SEMANA ABENÇOADA PRA VC,BEIJOS...

    ResponderExcluir
  8. Oi meninas,
    agradeço o acréscimo à postagem,comentários sempre acrescentam algo na mensagem.Ahh,quando passam pelas três peneiras.rsrs...
    Beijos queridas!

    ResponderExcluir
  9. Maravilhosa esta reflexão mana, tem um video legal sobre os fofoqueiros de plantão:
    http://mulheresabias.blogspot.com/2010/06/aos-fofoqueiros-de-plantao-srrs.html

    Realmente devemos ser a estação final de certos comentários que só nos leva a contendas e não edifica ninguém, Bjs te amoo!

    ResponderExcluir
  10. Puxa Rô que legal o vídeo mesmo.Gostei do que o chefe disse quando falou da 2ªpeneira:
    _o que você quer contar,gostaria que dissessem a teu respeito...É preciso passar pelas peneiras meeesmo.
    Beijos linda,também te amo!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Gisele.
    Parabéns pelo blog e pela postagem.
    Também coloquei esse texto certa vez no meu blog e sempre trazia para os alunos nos tempos que dirigia escola.
    Como já falaram é sempre bom enfatizar isso pois parafraseando o autor de hebreus, certos comentários amargos nos contaminam a nós mesmos e ainda têm o poder de contaminar a muitos.
    Que Deus nos ilumine e que essa mensagem saia das telas e das páginas dos livros e fique tatuada em nossos corações para que se reflita em nossas ações.
    Deus te abençõe!
    Rê.

    ResponderExcluir