segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Lâmpada e Luz

Ontem ouvi uma palavra bastante conhecida e que até já decorei, mas parece que soou diferente aos meus ouvidos.Ou seria caiu diferente no meu coração?!Bem, o que importa é que ao meditar sobre ela tive algumas interpretações que antes me passaram desapercebidas.Estou falando do Salmos 119:105:"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho"
Fiquei pensando no que o salmista quis dizer comparando a Palavra de Deus com dois elementos tão semelhantes : Lâmpada e Luz.
Parece que as duas expressões têm o mesmo sentido,mas não...
Lembrei de uma situação que aconteceu uma noite,quando eu estava no sítio do meu pai.O local é bem retirado da cidade, rodeado por morros e arvoredos, é como um paraíso pra mim...À noite, devido a pouca iluminação pode-se enxergar as estrelas no céu como se houvessem multiplicado...uma cena lindíssima.Mas vamos ao que aconteceu então...Nessa noite, tive com vontade de tomar um chá e decidi "apanhar" as folhas direto no pé que ficava ao lado da casa.Peguei uma lanterna e fui a passos curtos, exatamente o quanto a lanterninha conseguia iluminar(morria de medo de me encontrar com um sapo, uma aranha,sei lá...)Então meu pai acendeu uma luz que havia na parte externa da casa que eu nem lembrava existir.Então a luz iluminou o caminho até o pé de cidreira...Não precisei andar olhando pro chão com a lanterna, pois minha visão alcançou mais longe devido à luz que estava acesa.
Ao meditar naquele Salmo, lembrei deste fato e entendi a diferença e "função" da Palavra como Lâmpada e como Luz.
A lâmpada ilumina os pés, ou seja, a situação que estamos passando no momento, "clareando" os fatos...Assim como a lanterna iluminou cada passo que eu dava naquela escuridão, a Palavra de Deus traz à luz nossos erros, revela nossas ações que nos conduzem ao abismo, mostra onde estamos "pisando"...
A luz tem longo alcance, amplia a visão e mostra o caminho.Traz soluções para as situações que estamos vivendo,nos conduz até o lugar seguro...Assim como a luz me mostrou onde estava o pé de cidreira e pude chegar até ele, a Luz da Palavra ilumina nossas trevas e nos traz a visão do caminho da salvação, nos leva até Jesus.
Como a Palavra de Deus é perfeita, ela abrange pequenas e grandes áreas da vida, aponta os erros e também as soluções, ilumina nossos passos e também nosso caminho.Além de mostrar o que está à frente, vai além iluminando até o alvo onde devemos chegar!
Que a Palavra de Deus ilumine nosso andar diário com ele!!!
Beijiooos

18 comentários:

  1. OI amiga obrigada por partilhar tão abençoado texto! È verdade ela abrange pequenas e grandes áreas da vida, nos mostrando os cuidados e os ajustes que precisamos fazer, fico pensando naqueles que se permitem não usar a precisa palavra em suas vidas!!


    Uma bela semana!! E que posa

    ResponderExcluir
  2. Nossa Gi, não tinha visito por esse ângulo!!

    Realmente, a LUZ traz a visão do TODO ( onde se quer chegar e como chegar), mostrando o cenário que nos espera e uma visão ampla dos acontecimentos. Já a Lâmpada é mais focada não permitindo que nossos pés vacilem!Passo a passo. Dia após dia. Para alcancar nosso maior alvo. JESUS.

    Obrigada por mais essa palavra abençoada.

    Oro por ti!

    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  3. Nem sempre enxergamos a luz, por vontade própria ou não, mas Deus sempre provê uma forma dela acabar por iluminar-nos. Excelente a metáfora!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  4. Jeremias 33 versículo 6
    Lucas 1 versículo 37
    Deus abençoe você e sua família!
    Saudações
    Jan Samuel.

    ResponderExcluir
  5. Ele nos tira das trevas e nos trás para o reino de sua maravilhosa luz, através desta luz podemos nos enxergar mais e caminhar sem dificuldades. Bjs mana!

    ResponderExcluir
  6. PAZ AMADA!!!
    TE SELINHO PRA VC NO MEU BLOG, NA POSTAGEM DE HOJE.TE OFEREÇO COM CARINHO.
    BEIJINHOS

    ResponderExcluir
  7. Oi Gi
    Tem selinho para vc lá no blog ok? Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Gisele,
    Incrível como a Palavra do Senhor se renova né? Eu nunca tinha pensado nisso, valeu a pena saber a diferença entre lâmpada e luz aplicando os conceitos ao versículo.

    Benção demais. Que o Senhor continue te inspirando para enriquecer mais e mais nossas vidas.

    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Ah, muito obrigado pelo selo! Certamente colocarei lá no blog. Também amo passar por aqui viu?

    Obrigado também pela indicação no Meme Literário, em breve participarei.

    ResponderExcluir
  10. Gi, nunca tinha pensado dessa maneira. Como a palavra de Deus é viva e nova a cada manhã. Deus tem vários "temperos" para cada dia e sabor especial a cada dia pra sua palavra! Vc é uma benção...seus textos realemnte nos ensinam!1

    bejus
    mel

    ResponderExcluir
  11. Estou passando para te dar bom dia. Teu blog e você são muito especial!Obrigado por cada visita e comentário,por não ser só um numero em meu blog,mas sim um verdadeiro seguidor e amigo. Ser amiga é compartilhar alegria é ser fiél nos momentos mais dificéis,ter um amigo é ter um encontro com um sorriso. tem um selinho do amigo nos Sonhos De Deus para você. é o primeiro selo
    Você é especial pr mim e Sonhos De Deus!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Gi, bom dia. Que palavra mais edificante. Obrigada por compartilhar conosco.

    Um bjim para vc e fica com Jesus..

    ResponderExcluir
  13. Giii, nossa esse post foi benção demais!!
    Tá aquii falando grandemente ao meu coração..
    Não tinha pensando por esse lado, como Deus é lindo e sua palavra mais ainda, se renova a cada manhã, cada dia algo novo para as nossas vidas.

    Ahhh! Giii quem dera que tu morasse perto da gente (eu e Nalva) seria ótimo compartilhar os livros contigo também.

    E sobre a revolução do amor, é ótimoo! Super indico...

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Gisele,que benção este seu post,falou muito comigo.como disse nossos queridos irmãos aki comentaram,tb não tinha pensado por este lado.
    Como nosso Deus é maravilhoso!!!
    Um grande abraço,beijos...fica com Deus..

    ResponderExcluir
  15. Estava lendo a bíblia e também fiquei sem entender a diferença. Obrigada pelo seu texto, pois me ajudou a compreender a palavra de Deus de uma forma totalmente nova! Que Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  16. Gisele vargas,Glória a Deus por esta palavra que é fiel e verdadeira...que nosso Senhor Jesus Cristo continue abençoando tua casa.

    ResponderExcluir
  17. nunca tinha pensado nessa diferenca .Deus te de sabedoria.Deus te abençoe.

    ResponderExcluir