domingo, 6 de fevereiro de 2011

No Getsêmani


Alguém já sentiu uma pressão tão grande como se estivesse sendo passado por uma "prensa"?Eu estava meditando em Mateus 26, onde narra as últimas horas de Jesus antes de ser crucificado e aprendi sobre isso com os momentos de Jesus no Getsêmani.Procurei o significado desta palavra que é "prensa de azeite", pois neste lugar haviam muitas Oliveiras e uma prensa ou lagar, onde as azeitonas eram espremidas para se obter o seu óleo.Achei isso interessante porque parece que ali Jesus também passou por uma espécie de "prensa" antes de manifestar ao mundo seu amor através da sua morte.Quero compartilhar alguns pontos importantes que aprendi nesta passagem:
*Jesus passou por momentos de profunda angústia e compartilhou com os seus discípulos "mais chegados" (Pedro, Tiago e João)"Então lhes disse:A minha alma está profundamente triste até a morte;ficai aqui e vigiai comigo"(vs.38)Ele levou consigo os outros discípulos mas chamou pra estar com ele neste momento esses três.Aprendo que nós precisamos compartilhar com os amigos mais chegados na hora da pressão.
*Jesus mostrou como enfrentar os momentos de pressão intensa :"prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu pai, se possível passa de mim este cálice!Todavia não seja como eu quero, e sim como tu queres."(vs.39) Primeiro, prostrar-se (entregar-se a Deus reconhecendo nossa fraqueza),falar o que estamos sentindo, apresentar nossas súplicas.Segundo, sujeitar-se à sua vontade.(todavia não seja como eu quero, e sim como tu queres).Não é fácil, mas com certeza é o caminho...
*Jesus alertou sobre a importância de vigiar e orar para resistir a tentação de desistir: "vigiai e orai, para que não entreis em tentação;o espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca"(vs.41)Entendo que quando Jesus falou pra vigiar e orar, ele mandou que estivéssemos sempre atentos pois o inimigo sempre nos lança ciladas pra não chegarmos ao objetivo proposto por Deus.Uma das ciladas é a tentação de desistir (a carne é fraca).
Assim foram os momentos de angústia de Jesus no Getsêmani...Ele tinha um propósito a cumprir.Ele prostrou-se entregando sua fraqueza, sujeitou-se à vontade do Pai, vigiou e orou deixando-nos o exemplo para resistir a tentação de desistir do processo de ser "prensado".
Acredito que cada um de nós tem o seu momento no Getsêmani.Em nada comparado ao Getsêmani de Jesus, nosso amado que deixou-se prensar para extrair de sua vida a salvação das nossas vidas, mas também precisamos através da oração e comunhão com o Espírito Santo resistimos a essa tentação de desistir dos planos de Deus pra nós, mesmo que esses planos signifiquem passar por essa "prensa" que produz sofrimento, renúncia, mudanças, mas que o resultado é a extração de um "óleo", de uma "unção" que vale o sacrifício.

9 comentários:

  1. Oi Gisele,
    parece mesmo que Jesus escolheu o lugar 'certo' para viver esses momentos, não?
    Ele estava, segundo Lucas, tomado de dor e angústias até a morte!
    Segundo o mesmo livro, ele deixou rolar grandes gotas de sangue que escorriam até o chão.

    O próprio Jesus nunca disse que as dores não chegariam, Ele mesmo era homem de dores como fora antes profetizado!

    Mas é importantíssimo nos momentos de dor, termos em quem confiar, em quem dividir as experiências... (e não a cruz, que é pessoal) e entender que para cada dor, tristeza, angústia, apenas Ele tem o alívio nas mãos!

    Linda postagem Gisele!
    Paz!

    ResponderExcluir
  2. Olá Gi!!!
    Paz amada!!!

    De todos os lugares que estive em Israel o mais emocionante foi no Jardim do Getsêmani. Não tenho palavras p/ expressar o que senti e quão grande foi a Sua presença.

    Obrigada pelo texto,

    E o CD? Me escreva!!!
    Tu és preciosa e amada do Pai, muitos ouvirão seus louvores e se quebratarão na presença do Pai.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga lembrei de um poema sobre as Azeitonas que Não Foram Espremidas.
    Azeitonas que não conheceram a pressão,
    nunca podem azeite conceder;
    Se as uvas escaparem do lagar,
    o vinho da alegria nunca pode fluir;
    Só sendo triturado é que o nardo
    pode difundir sua fragrância.
    Recuarei então do sofrimento,
    ao qual Teu amor induz?
    Cada golpe que sofro, é verdadeiro
    ganho para mim;
    No lugar daquilo que tiras,
    Tu te das a Ti mesmo a mim.
    Autor: Watchman Nee

    Um belo domingo e uma abençoada semana.

    ResponderExcluir
  4. Que benção irmã Gisele, não foi pouco tudo o que Jesus passou. Afinal, ele estava prestes a fazer algo de uma profundidade imensa no mundo físico e espiritual.

    Cabe a nós valorizarmos todo este sacrifício e tê-lo como exemplo, resistindo aos "Getsêmanis " de nossas vidas.

    Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gi!
    Bela postagem querida.

    Como Jesus sofreu por nós...para entendermos o Seu grande amor precisamos observar cada detalhe da sua vida aqui. Precisamos deixar que Ele nos revele, através do Seu Santo Espírito.

    Um beijo querida e uma semana abençoada pra você e sua família.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi,

    Glorifico a Deus por tua vida e agradeço o Senhor por me usar para falar ao teu grande coracao.

    Amei o seu novo visual. O cabelo tá lindo.

    Quanto ao te conhecer pareço que te conheço a anos e um dia iremos nos verer. hehhe

    Quem sabe vc não virá contar na nossa igreja na América. Deus assim o sabe.

    Fica na paz minha irmã. Bjim no coracao!

    ResponderExcluir
  7. Olá querida Gisele,concordo quem ja não se sentiu estar passando por uma prensa!Jesus é maravilhoso,mesmo em seus ultimos momentos orou,vigou por nos,resistindo as tentacões.
    e nos ensinando que devemos orar e vigiar o tempo todo pois o inimigo nos ronda esperando que caiamos em tentação.
    Jesus com eu te amo.

    Gisele sobre vc estou vendo que esta gravando um cd,que benção,depois me fale sobre,gostaria de ter o seu cd minha querida.beijos um semana abençoada pra vc.

    ResponderExcluir
  8. Olá Gi que saudade querida. Essa mensagem é muito edificante. Nos dá muita força para continuar proceguindo rumo ao alvo que é a nossa salvação, vencendo todas as pressões deste mundo tenebroso. Beijinho.

    ResponderExcluir
  9. Este é um testemunho que eu direi a cada um que ouça. Eu tenho casado quatro anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve que levar meu amante longe de mim e meu marido me deixou e as crianças e nós sofremos por dois anos até que eu encontrei um post onde este homem Dr.Wealthy ter ajudado alguém e eu decidi dar-lhe uma tentativa de me ajudar a trazer o meu amante de volta para casa e acreditar em mim eu só enviar minha foto para ele e do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro dirigiu para o casa e eis que era o meu marido e ele veio para mim e para as crianças e é por isso que eu estou feliz em fazer com que cada um de vocês pareça conhecer este homem e ter seu amante de volta para o seu eu. Seu email: wealthylovespell@gmail.com .OU VOCÊ TAMBÉM PODE ADICIONAR ELE SOBRE O WHATSAPP USANDO ESTE NÚMERO DE CELULAR +2348105150446.

    ResponderExcluir