sábado, 16 de abril de 2011

DIREÇÃO CERTA


Quantas vezes já me perguntei se estava agindo na direção certa, se estava usando as estratégias corretas para resolver determinada situação.Isso acontece com você também???
Hoje acordei com este versículo falando ao meu coração:"Não por força nem por poder,mas pelo meu Espírito,diz o Senhor dos exércitos".(Zacarias 4:6)
Através dessa palavra aprendemos que devemos abrir mão de nossas estratégias humanas, recursos exteriores e depender e confiar totalmente na direção do Espírito Santo, colocando nossa vida,nossos projetos em suas mãos e agindo em submissão à sua vontade.
No contexto do versículo, vamos encontrar o profeta Zacarias recebendo de Deus esta palavra num momento difícil em que o povo de Israel se encontrava.Eles haviam saído do exílio da Babilônia e estavam reconstruindo suas vidas e o Templo do Senhor, que estava em destroços.O povo se encontrava desanimado, com muitas dúvidas...Deus levantou um homem para realizar esta obra de reconstrução do Templo -Zorobabel.
A reconstrução foi cercada por problemas e conflitos, vizinhos que lutavam contra isso, e muitos achavam que esses conflitos deveriam ser resolvidos à força, com estratégias humanas.
Nesse momento de dúvidas e dificuldades para seguir adiante, Deus manda o recado a Zorobabel através do profeta Zacarias declarando que não era por poder humano,nem força(ou estratégias humanas) que as coisas aconteceriam,mas pelo agir do seu Espírito.
Quantas vezes estamos numa situação semelhante a Zorobabel?
Temos uma tarefa à frente, um projeto, uma obra que Deus confiou a nós...Podemos estar reconstruindo algo, trabalhando na restauração de uma vida, realizando um sonho que Deus nos deu...Então as dificuldades chegam, as forças contrárias se manifestam, o desânimo tenta nos abater...
Então, pensamos em resolver as coisas do nosso jeito, pensamos ter o controle da situação, usando nossas estratégias, mas Deus sabe como funciona a mente humana e diz:
"Não dependa da tua força, mas do meu Espírito"
Podemos também confiar e depender de outras pessoas para realizar o que temos em nossas mãos, e elas falham conosco ou não atendem nossa expectativa e Deus nos diz:
"Não dependa de nenhum outro poder, mas do meu Espírito"
E quando as circunstâncias são como o "grande monte" mencionado no versículo 7?Olhamos à frente e nos deparamos com um monte de empecilhos que se levantam como se não pudéssemos ultrapassá-los: crise familiar,finanças,enfermidade,desânimo.Então Deus nos diz:
"Quem és tu ó grande monte,diante de Zorobabel serás uma campina"
Difícil agirmos assim?Penso que é difícil por nossa força, nosso poder humano, mas se agirmos pelo poder do Espírito de Deus,tudo muda!
Jesus veio ao mundo e trouxe salvação,libertação.O Espírito de Deus estava sobre Ele, e agia através dele.
Hoje Jesus não está aqui, mas seu Espirito está em nós, e por este Espírito é que devemos agir.Através dessa palavra aprendemos que devemos abrir mão de nossas estratégias humanas, recursos exteriores e depender e confiar totalmente na direção do Espírito Santo, colocando nossa vida,nossos projetos em suas mãos e agindo em submissão à sua vontade.
Precisamos fazer a nossa parte: buscar a orientação do Espírito e seguir a direção que Ele nos dá.Andar em obediência à sua palavra.
Como fica mais fácil quando entendemos a Palavra de Deus pra nossa vida e agimos na força do Espírito Santo.Ele vê o que não vemos e sabe o que não sabemos,por isso nos dá a direção certa!!!
Bom fim de semana a todos!!!

14 comentários:

  1. Gisele, me identifiquei com seu texto. Me vejo precisando de muitas direções... tenho 18 anos e me vejo diante de muitas incertezas. O que Deus tem pra mim? Eu tenho que fazer isso ou aquilo? Mas em meu coração só há o desejo de confiar, simplesmente confiar. Porque as bençãos de Deus segue aqueles que o temem.

    Precisamos cada vez mais de Jesus, de sua direção, de seu amor.

    Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida Gisele! Acho que este é o recado que Deus nos manda constantemente, e muitas vezes não obedecemos, esquecendo de confiar... porque as vezes queremos muito, mas não conseguimos...
    Mas pelo nosso próprio bem, devemos aprender a confiar,pois apenas Deus pode encaminhar e resolver as situações de modo perfeito, ele sabe o que é melhor para nós!
    Muitas vezes, vamos nos deparar com situações complicadas e incertezas, a vida é assim... mas é a oportunidade de deixar Deus mostrar o quanto ele nos ama!!!!

    Obrigada por fazer parte lá do meu cantinho! Já estou te acompanhando tbm!!!!
    Eu sou aqui da grande Porto Alegre! Vc é gaúcha de qual cidade? Quem sabe somos quase vizinhas,hehehe!!!!
    Bjooo grande pra ti !!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Gisele, quanto tempo...

    Ouvi uma música sua no blog da Rô (Mulheres sábias), parabéns, que letra bonita e inspirada!!!O dueto ficou perfeito!!!
    Onde eu compro o cd? Já está á venda? Eu sei que os amigos costumam ganhar um de presente (rsrsrs,é brincadeira)

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Irmão Iveraldo!
    Quanto tempo mesmo,senti sua falta por aqui...
    Que bom que gostaste da canção, o Cd estará a venda daqui há uns 30-40 dias.Posso fazer algum sorteio por aqui,quem sabe será um dos ganhadores?rsrs
    Abração,fica na paz!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina,
    realmente Deus sabe o que é melhor pra nós!
    Sou de Cachoeirinha,grande Porto Alegre também.
    Beijos querida,uma ótima semana pra ti!

    ResponderExcluir
  6. Entendo bem o que colocaste Filipe...Com 18 anos as dúvidas e incertezas são constantes,mas o melhor é que tens o temor do Senhor no teu coração e podes confiar que Ele vai te dar a direção certa!
    Abração, uma semana abençoada pra ti!

    ResponderExcluir
  7. Olá Gisele,

    Eu estava brincando...como fazer para ver mais músicas?
    A (sua) idéia do sorteio é ótima, eu nunca ganhei um sorteio, quem sabe será o primeiro.

    Mande-me algum material para divulgação, será uma honra fazer isso para você.

    Um abraço,

    Iveraldo Pereira.

    ResponderExcluir
  8. Eu desejo que você e sua família um dia abençoado

    Saudações
    Jan

    Salmos 20
    [Salmo de Davi para o músico-mor] O SENHOR te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja.
    Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião.
    Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. (Selá.)
    Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano.
    Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o SENHOR todas as tuas petições.
    Agora sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita.
    Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.
    Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.
    Salva-nos, SENHOR; ouça-nos o rei quando clamarmos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Gi!
    Eu também fico nesse dilema muitas vezes, se estou na diração certa, mas como vc escreveu, se estivermos em obediência o Senhor nos mostrará o caminho. Confirmará quando estamos certos ou não.
    Esse verso: "Nem por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito", já fez maravilhas na minha vida. Em momentos que eu queria "convencer", o Espírito falava: "Para!!!, Sou Eu que faço a obra, que convenço."
    Ótima reflexão querida.
    Uma abençoada semana pra você e pros teus familiares.

    ResponderExcluir
  10. Não é por força nem por violência, mas pelo meu Espírito. Entendo que por sermos humanos queremos ver logo tudo acontecer, mas devemos esperar nEle, tem que ser pelo seu Espírito e não por nossa vontade. Lidooo mana. Tenha uma boa tarde!

    ResponderExcluir
  11. Os sonhos mais lindas para as nossas vidas,foram sonhados por Deus.Mas para que esses sonhos se cumpram nós devemos sempre buscar a orientação do nosso Papai,pois so Ele sabe qual o melhor caminho a seguir e que direção tomar,enquanto estivermos caminhando com nossas próprias pernas sempre iremos tropeçar e cair,mas quando estamos com Jesus Ele estende a suas mãos e nos levanta novamente para continuar a caminhada!Lindo Texto minha flor.Fique na Paz do Senhor e tenha um otimo dia!

    ResponderExcluir
  12. Daiane, Rô e Cida,
    obrigada por acrescentar à reflexão.
    Beijoos,tenham uma ótima noite!

    ResponderExcluir
  13. Jan Samuel,
    muito bom ter sua presença por aqui.
    Abração,fica na paz!

    ResponderExcluir
  14. olá gi,muito legal esta postagem, com jesus sempre teremos a direção certa. bjs

    ResponderExcluir