quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Poder da Aliança


Olá amigos,

estou super feliz com a última postagem onde compartilhei uma das minhas canções com vocês e com as palavras carinhosas de cada um, em breve postarei outras...mas hoje quero falar sobre um seminário que participei nos últimos dias que se chama "ALIANÇA".
Foram muitos pontos que me tocaram mas vou começar pelo primeiro dia onde o ministrante apresentou o significado e poder que há numa aliança.
Ele usou um fato verídico pra explicar isso:

Um jornalista chamado Henry Stanley, realizou uma viagem através da África em busca do missionário britânico David Livingstone.
Durante sua viagem,Stanley encontrou uma tribo Africana muito poderosa e hostil que não queria deixá-lo passar.Então o intérprete que acompanhava Stanley orientou que ele fizesse uma Aliança de Sangue com aquela tribo pois assim, passariam a ser "irmãos de sangue" e gozariam dos benefícios de Aliança.
A Aliança era como um pacto entre ambas as partes, onde um sacerdote condizia a cerimônia e eram declaradas as bênçãos sobre cada parte envolvida no pacto,além da realização de um ritual de sangue onde se fazia um "talho" no pulso de cada um e se misturava aquele sangue em sinal da união.Mais ou menos isso...
O ritual foi realizado, houve uma troca de presentes, onde cada parte oferecia algo seu de muito valor.O chefe da tribo deu a Stanley sua enorme lança e ele teve que entregar uma cabra,que lhe era muito preciosa pois tomava do seu leite para tratar uma úlcera gástrica.
Em sequência a cerimônia o sacerdote declarou as "maldições" no caso de haver quebra da Aliança, o que fazia com que suas partes mantivessem o pacto pois a quebra traria como consequência a morte.
Após selarem a Aliança, Stanley e sua expedição passaram a ser respeitados e por onde andavam todos se curvavam quando lhes apresentava a lança do chefe da tribo, pois ela representava o selo da Aliança feita entre eles.Stanley podera pedir o que quisesse e eles lhe concediam, tanto presentes como proteção por causa da autoridade simbolizada na lança.
Stanley compreendeu o poder que a Aliança de sangue representava.Assim conseguiu concluir sua expedição e resgatar o missionário David Livingstone.

Esta narrativa me tocou bastante quanto ao Poder da Aliança com Deus.
Acredito que na nossa cultura, nos tempos em que vivemos, essa questão de aliança, pacto, "palavra" tem sido desvalorizada...antigamente, lembro dos meus avós,meus pais, falarem sobre "dar sua palavra" e isso ser levado a sério, a ponto de bastar como garantia de cumprimento num acordo.
Muitas coisas foram perdendo o valor, porém esse conceito de Aliança, não perdeu seu valor...ao menos diante de Deus.Para Ele, a Aliança continua existindo e com grande poder ela se mantém.
Deus estabeleceu uma Aliança com todos que se achegam a Ele, através de Jesus Cristo.O sangue usado para selar essa aliança foi o sangue de Jesus na cruz.A parte de Deus  nisso foi entregar seu filho para morrer por nossos pecados e Ele cumpriu completamente sua palavra.Quem sela a aliança com Deus tem a "marca de Cristo", que é como a "lança do chefe da tribo" e isso trás respeito diante do inimigo, trás vitória para nossa vida, abre portas onde precisamos passar.
Será que temos compreendido isso?E nossa parte na Aliança?
Amanhã quero compartilhar algo a mais que aprendi nesse seminário.
Beijos, fiquem na paz!

8 comentários:

  1. O mundo tem perdido muitos valores, mas Deus não perde. A aliança que ele tem conosco é eterna, temos o poder de escolher valorizá-la ou rejeitá-la.

    Muito rico o texto, Deus te abençõe!

    ( Filipe Oliveira )

    ResponderExcluir
  2. Legal!
    Houve um derramamento de sangue para expiação,sem este não haveria salvação. É bem por aí mesmo mana. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Rô, há poder na Aliança com Deus pra salvação!Só Jesus pode realizar!
    Beijooo

    ResponderExcluir
  4. É mesmo Filipe, a Aliança com Deus não perde o valor!!!É algo valioso demais pra se desprezar!
    Abração

    ResponderExcluir
  5. Olá Gi,

    As alianças são realizadas desde o Velho Testamento. Deus faz alianças. Ele é a nossa aliança.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  6. Oi Su,nosso Deus é um Deus de Alianças e promessas que não são quebradas!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  7. olá gi, que a paz de jesus esteja contigo, muito legal esta postagem. um grande abraço.medite;com efeito,grandes coisas fez o senhor por nós;por isso,estamos alegres.salmos126-3

    ResponderExcluir
  8. Oi Lúcia,obrigada pela Palavra!Grandes coisas o Senhor tem feito!!!Aleluia!
    beijoo

    ResponderExcluir