sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sensação de abandono

Muitos já devem ter ouvido falar sobre o aumento no número de crianças recém nascidas abandonadas por suas mães...
Hoje estava assistindo uma reportagem e fiquei impressionada com esse fato...crianças largadas na rua, como se fossem um objeto qualquer...Sei que isso não é uma novidade,sempre houve abandono de crianças mas está se tornando algo cada vez mais frequente.
A dor do abandono é um dos sentimentos mais difíceis de ser superado.A rejeição,a perda, o afastamento de quem deveria ser o principal vínculo com a criança pequena.E há também aqueles casos de quem se sente abandonado com seus pais "presentes", mas que não lhe dá atenção,cuidado,proteção...A psicologia adverte que essa situação trás como consequência pelo menos três complexos principais:
*Sensação profunda de ausência de valor pessoal
*Sensação de culpa
*Sensação de morte ou desejo de morrer
Muitas vezes há um afastamento dos pais em relação à criança, que gera uma frieza,um vazio constante...
Na reportagem que assisti pela manhã, o policial que acompanhou o socorro de um bebê abandonado ficou emocionado ao ver que a criança estava gelada largada ao relento e chorava muito, mas quando foi aconchegada no colo de quem a socorreu, seu corpinho se aqueceu (e certamente seu coração) e a criança parou de chorar e até dormiu.
Quantos de nós já teve essa sensação de abandono, já sentiu um vazio mesmo quando tudo parecia bem, sem saber explicar?!
Vou compartilhar algo que vivenciei por muito tempo:Como já contei outras vezes, desde os 6 anos estive na igreja, andei com Jesus, mas na minha adolescência deixei os caminhos de Deus.Eu cresci numa família que me amava, mas meus pais viviam em conflitos bem sérios no relacionamento e vieram a se separar quando eu já estava casada.Sempre me considerei uma pessoa feliz, mas eu tinha essa sensação de vazio, de abandono, de culpa por tudo o que acontecia e estava sempre tentando agradar as pessoas.Quando tudo estava bem, eu tinha a sensação de que algo iria acontecer pra minha tristeza e eu iria perder alguém (meus pais, meu namorado,depois meu marido e até meus filhos).
Quando voltei a andar com Deus, passei por um processo de restauração do meu casamento,que na época esta em crise, e busquei discernimento sobre esses sentimentos que me incomodavam.Passei a orar muito e jejuar pedindo a Deus a revelação dos porquês disso.Um dia eu estava em casa orando e lendo a palavra quando o Espírito Santo me levou ao Salmos 139, onde Davi fala sobre a presença de Deus em todos os momentos de sua vida,sobre o cuidado de Deus com sua vida ainda no ventre materno, e me trouxe à lembrança o fato de minha mãe ter rejeitado minha gravidez pois já tinha outro filho bebê e a situação no momento estava muito difícil.Minha mãe se desesperou e pensou muito em interromper a gravidez, os sentimento que a cercaram certamente me atingiram pois a ciência explica que mesmo no ventre sentimos o que se passa...O Espírito Santo foi maravilhoso naquele dia e trouxe à tona esse fato, e os sentimentos que eu vivenciava e trouxe também a cura ao meu coração.Me revelou o amor de Deus de tal maneira aquecendo meu coração e retirando todo o "frio do afastamento".Talvez alguém pense que não é tão simples assim, que não se supera um abandono tão facilmente,e pode não ser...mas com o amor de Deus, a ação do Espírito Santo e a ajuda de pessoas guiadas por Ele podemos ser curados da rejeição,do abandono e do desamor.Quero salientar que minha relação com minha mãe é maravilhosa, Deus nos uniu mais ainda depois disso e sarou qualquer ferida.Ela sempre foi uma mão muito atenciosa e continua sendo.
Quando alguém sente a dor do abandono, a dor da rejeição, pode voltar-se para Deus e buscar a cura.Sua palavra declara:"Se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá" Salmos 27:10
Ele acolhe, ele consola, ele ama e restaura!
Beijoos e paz a todos!

23 comentários:

  1. Oi, Gi! ADorei seu recadinho no blog e vc me deu uma ótima idéia: talvez eu faça um sorteio em maio, comemorando o niver do blog (que foi em março... hehe) e o dia das mães, e o presente pode ser uma xícara de tecido. O que acha??? Vai que vc ganha... hehehe
    Menina, que testemunho mais lindo... fiquei emocionada... Deus é realmente maravilhoso, Deus de amor que cura todas as feridas!!! Só Ele mesmo...
    Bjos, lindo fim de semana pra vc e sua família!

    ResponderExcluir
  2. Sabe amiga existem coisas na vida de um ser humano que se não fosse pela misericórdia de Deus e seu amor por nós,nós jamais entenderíamos.Posso dizer que eu também sou marcada ate hoje por coisas que aconteceram no passado e que me trazem este sentimento de abandono,de culpa,eu sempre busco a Deus para que Ele venha sarar estas feridas,mas creio que tudo acontecesse no tempo Dele,e se Ele não fechou elas ainda é porque ainda não é tempo de cicatrização...ainda existem coisas para acontecer e mudar tudo isso.è como dizem por ai né,ainda falta muita agua pra passar em baixo da ponte.Mas seu testemunho é muito forte sabia,porque por mais que o diabo tenha tentado fazer sua mãe desistir da gravidez,porque ele sabia que você nasceria para derrota-lo e faria parte do exercito de Deus,o Pai não permitiu que a obra Dele fosse roubada por satanás,e hoje quando você abre a sua boca para louvar e engrandecer o nome de Deus,todo mal tem que cair por terra,porque a unção do Senhor esta sobre você!Amiga fique na paz e tenha um otimo dia!Te amo muito!

    ResponderExcluir
  3. Deus é o maior psicólogo que existe. Ele trata no profundo da alma através do Santo Espírito onde o homem psicólogo não consegue penetrar rss. Aleluia. Paz querida!

    ResponderExcluir
  4. Gi!!
    Nossa, que linda a mensagem passada através desse post!

    E sim, Deus é o que pode nos restaurar! Toda a dor desaparece quando confiamos e nos entregamos ao Senhor!

    [Talita Souza]

    ResponderExcluir
  5. OI amiga quando lemos João 3:16 que expressa que ele nos amou de TAl maneira as vezes não temos noção desse amor, mas esse amor que supri e curar as nossas necessidade essas muitas vezes até desconhecidas por nós. Nenhuma area da nossa vida fica de fora do seu amor, como disse Joaõ esse amor lança fora TODO o medo!!.
    Amiga obrigada por partilhar essa mensagem!!

    Te desejo um belo dia!!

    Abraçooooo

    ResponderExcluir
  6. Mana coloquei seu vídeo lá no meu blog ok. Ele é ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Oi queridos,
    separei um tempo pra estar passando no cantinho de cada um...não posso ficar sem visitá-los!!!
    Obrigada pelos recadinhos!Amo vocês!

    ResponderExcluir
  8. Rô minha amiga,obrigada por esse privilégio!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  9. Iris, muito boa a citação de João 3:16.Realmente, Deus amou-nos de TAL maneira...é tremendo esse amor!!!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  10. Talita Deus é poderoso pra nos restaurar em todas as coisas!
    BEijoos

    ResponderExcluir
  11. Daiane minha doce amiga!!!Tuas palavras edificam minha vida!Nada pode impedir os planos de Deus em nós, com certeza!Sabe querida,Deus faz tudo no tempo certo e cada ferida do teu coração vai cicatrizar e te fortalecer mais e mais no amor dele!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  12. Lígia,vou ficar muuito feliz se ganhar a linda xícara que fizeste!Lança o concurso que to dentro!!!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  13. Deus abençoe mais e mais, amei seu blog, e as mensagens são realmente edificadoras.
    Já estou te seguindo.
    http://paginadevitoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Minha querida Gi!!Como é edficante o seu blog.
    OLha, adoro recebeu sua visita . Vc é muito especial!Pode sim usar o texto.Bjos

    Que Deus te cuide com carinho,
    Que te indique o melhor caminho,
    Que te ensine sobre o verdadeiro amor,
    Que te perdoe quando preciso for.
    Que Deus te dê asas pra voar,
    Nos sonhos te ajude a pousar
    Mas, também, te mostre a realidade
    Que terás que enfrentar
    Sem nunca, por nada, recuar.
    Que Deus te faça ver
    Que no sorriso de uma criança
    Mora toda a esperança
    Que tanto precisas pra viver.
    Que Deus te faça compreender
    Porque amanhece antes de anoitecer,
    Porque o sol se esconde quando a lua quer brilhar
    E porque o sol brilha quando ela vai descansar.
    Que Deus te ofereça amigos verdadeiros
    E que tu saibas cultivar
    Cada amizade que em tua vida Ele plantar
    Que vc tenha um final de semana maravilhosa bjs.

    ResponderExcluir
  15. Olá Gisele, tudo bem, minha linda? Pois é querida a dor do abandono é realmente muito triste e só o Espírito Santo para nos consolar.Ele nunca nos abandona, não é? Está sempre com a gente!
    Desejo que o Senhor Jesus derrame cada vez mais Sua presença e Seu Espírito sobre a sua vida e sua família!
    Beijossss e bom find pra vc queridaaaa!

    ResponderExcluir
  16. Oi Gi,o Espírito Santo é mesmo o Consolador,e nunca nos abandona.
    Beijoos flor,bom findi!!!

    ResponderExcluir
  17. Que lindo poema Adriana,
    obrigada!Ahh,vou usar o post sim...
    Beijoos querida,bom findi!

    ResponderExcluir
  18. Lucinete,seja bem vinda aqui no blog!
    Deus te abençoe,abração!

    ResponderExcluir
  19. OI Gisele, que lindo teu blog, e que palavras edificantes, uma benção !! Acho que todos nós em algum momento da vida já nos sentimos assim, e sabemos o quanto é ruim, pois somos seres dependentes de Deus, totalmente !!!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  20. Oi Gi
    O nosso lindo Mestre sempre chega na hora certa para sarar as nossas dores. Tenha um dia abençoado. BJS

    ResponderExcluir
  21. Olá Sabrina,seja bem vinda ao blog e sinta-se a vontade por aqui.Somos realmente totalmente dependentes dele!
    Beijoos,bom findi!

    ResponderExcluir
  22. Oi Luci,
    Deus está sempre perto na hora da dor, e em todos os momentos mesmo!
    Beijoos querida,bom findi!

    ResponderExcluir